Carlos Sousa: «Dois carros no top 10 já seria assinalável»

Alterações efetuadas no SUV Haval não chegam para aspirar ao pódio...

Carlos Sousa: «Dois carros no top 10 já seria assinalável»
Carlos Sousa: «Dois carros no top 10 já seria assinalável» • Foto: DR RECORD
Adicione como fonte preferencial no Google

O carro sofreu alterações, mas ainda não está ao nível dos seus principais adversários. Por isso, admitiu Carlos Sousa na apresentação oficial da equipa da Great Wall Motors, em Pequim, as aspirações da marca chinesa no Dakar passam por colocar os dois SUV Haval no top 10.

“Não sendo uma revolução, são duas importantes evoluções que decorrem de uma mudança de fornecedores e que visam compensar alguma falta de competitividade que experimentámos no último Dakar”, contou o piloto português, referindo-se aos desenvolvimentos ao nível das suspensões e da gestão elétrica do motor. “É claro que continuam a faltar argumentos para lutar de igual para igual com as principais equipas. Mas pelo menos conseguimos dar um pequeno salto competitivo e melhorar a performance do carro em dois capítulos fundamentais.”

Todavia, Carlos Sousa, que terá ao seu lado o navegador Miguel Ramalho, mostra-se realista. “Estes pequenos ‘up-grades’ não serão ainda suficientes para subirmos a fasquia e aspirarmos a uma classificação no top 5, por muito que eu gostasse... Face ao nível competitivo das outras equipas, colocar dois carros no top 10 já seria assinalável”, sublinhou o português, que não hesitou em apontar o francês Stéphane Peterhansel, o qatari Nasser Al-Attiyah e o espanhol Carlos Sainz como principais candidatos ao triunfo nesta edição.

O experiente piloto da Great Wall Motors, recorde-se, já participou na maior competição de todo-o-terreno do Mundo 14 vezes, contabilizando apenas uma desistência. Em 10 ocasiões terminou no top 10 e a sua melhor classificação foi um 4.º lugar, em 2003. Será a 5.ª presença da marca chinesa no Dakar.

A prova, que já vai na 36.ª edição, visita a América Latina pelo 6.º ano consecutivo, iniciando-se a 5 de janeiro na Argentina e terminando a 18 do mesmo mês no Chile.

Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Premium ver exemplo
Ultimas de Todo-o-Terreno
Notícias
Notícias Mais Vistas