Francisco López, em Aprilia, venceu este domingo a primeira especial do Rali Dakar’2012, nas motos, na qual o melhor português fui Ruben Faria, em KTM, oitavo classificado em Mar del Plata, Argentina, com mais 1.18 minutos do que o chileno.
Apesar de ser o "mochileiro" de Cyril Despres na KTM, Faria fez bastante melhor nos 57 quilómetros cronometrados do que o seu chefe de fila, que foi apenas o 13.º mais rápido, com mais 1.48 do que "Chaleco" López, e do que o português mais cotado, Hélder Rodrigues, em Yamaha, 15.º a 1.51.
O veterano Paulo Gonçalves, em Husqvarna, ficou logo atrás do campeão do Mundo, sendo o 16.º com mais 1.57 do que "Chaleco", enquanto Pedro Bianchi Prata, também em Husqvarna, fechou a lista dos portugueses, ao ser 56.º a 7.46 minutos do mais rápido.
Hélder Rodrigues, terceiro classificado no Rali Dakar e campeão do Mundo de todo-o-terreno em 2011, teve um problema elétrico na sua Yamaha ainda no parque fechado e cumpriu o troço seletivo de forma cautelosa sem o "road book" elétrico, tentando "perder o menos tempo possível".
"A moto não pegou no parque fechado e tive de a trazer à mão até à partida. Depois desligámos a parte elétrica do 'road book'. Agora só quando chegar ao final da etapa é que vamos tentar perceber o que é que está mal", frisou, antes de iniciar a ligação de 600 quilómetros até ao final da etapa, em Santa Rosa de la Pampa.
Sete deles vão enfrentar o desafio de moto
Prova disputa-se na Arábia Saudita, de 5 a 19 de janeiro do próximo ano
Piloto português foi segundo classificado da Baja do Dubai, última prova da competição
Piloto português venceu a prova com um total de 133 pontos, mais 10 do que João Dias, segundo classificado
Internacional argentino fez revelação numa entrevista à revista à ‘Time’
Treinador tinha assinado contrato de 4 anos, tendo em vista qualificação para o Mundial
Treinador e federação já chegaram a acordo
Para o cargo de diretor desportivo