Portugal vai acolher, pela primeira vez, uma etapa do circuito de ultramaratonas de natação em águas abertas organizado pela World Open Water Swimming Association (WOWSA), com uma travessia de 20 quilómetros entre Lisboa e Cascais, anunciou esta quarta-feira a organização.
A travessia, a mais longa de sempre a ser realizada em Portugal, está agendada para 23 de setembro, e terá início na Doca de Belém, em Lisboa, e fim na Praia dos Pescadores, em Cascais.
Além da prova, que integra o circuito das Ultra Marathon Swim Series, vai realizar-se, no mesmo dia, uma maratona aquática de 10 quilómetros, com partida na Praia da Torre, em Oeiras, e chegada à Praia dos Pescadores, em Cascais.
As duas provas integram a 11.ª edição do LIDL Swim Challenge, um evento que no dia 24 terá quatro competições de águas abertas com distâncias mais acessíveis.
No comunicado divulgado esta quarta-feira, Jorge Paulo Pereira, da 3Iron Sports, organizadora do evento, assume que o convite para organizar uma das provas "mais desafiantes do mundo" é "um reconhecimento internacional", acrescentando: "A natação de águas abertas no nosso país tem uma forte tradição, pelo que desejamos reabilitar grandes feitos do passado e assim inspirar novos nadadores. Será uma festa da natação em que esperamos recordes de participação internacional".
Anterior máximo já lhe pertencia e tinha sido obtido há um ano nos Nacionais de Tomar
Nadador do Benfica fixou a nova marca nos 50 metros livres em 21,15 segundos; nadadora do Sp. Braga baixou pela primeira vez da fasquia dos 30 segundos, com 29,98 nos 50 bruços
Olímpico do Benfica está recuperado após falhar Europeu de Lublin
Camila Rebelo, Ana Rodrigues, Ana Guedes e Mariana Cunha
Davy Klaassen inaugurou o marcador no clássico com o Feyenoord com um grande remate de fora de área
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Formação brasileira venceu por 2-0, com golos de Léo Pereira e Danilo
Belgas e holandeses também perderam
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo