Português faz 2.21,16 minutos na Taça Mundo do Cairo
O português Tiago Silva melhorou esta sexta-feira o recorde nacional dos 100 metros livres S3, ao cumprir a distância em 2.21,16 minutos, durante a prova da Taça Mundo de natação paralímpica, que decorre no Cairo, Egito.
O nadador do CLAC (Clube de Lazer Aventura e Competição do Entroncamento), que participa pela primeira vez numa competição internacional, melhorou a marca de 2.38,35, que lhe pertencia desde 30 de junho passado, tendo conseguido presença na final B.
Tiago Silva, que compete numa das classes mais baixas da natação paralímpica, vai ainda participar na prova dos 50 metros bruços da Taça do Mundo do Cairo, a última das nove da época.
Na natação paralímpica, os nadadores com deficiências motoras são agrupados nos diversos estilos de acordo com as suas capacidades funcionais, através de avaliações, nomeadamente, da força muscular, coordenação e limitação de movimentos.
O número da classe é antecedido pela letra S (Swimming), sendo que as classes S1 a S10 agrupam nadadores com limitações físico-motoras, as classes entre 11 e 13 nadadores com deficiência visual e a classe S14 é exclusiva para atletas com deficiência intelectual.
Nos Jogos Paralímpicos Paris2024, a natação portuguesa contou com quatro representantes quatro representantes -- das classes S6, S8, S9 e S11 -- tendo Diogo Cancela conseguido uma medalha de bronze, o primeiro pódio na competição desde Pequim2008.
Técnico volta a um clube quem bem conhece
Nadador português, de apenas 16 anos, terminou as eliminatórias com 26,22 segundos
Português bate recorde pessoal de 1.51,20 minutos
Miguel Oliveira foi 39.º nas eliminatórias dos 100 costas em Otopeni
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense
Bobo Baldé, que esteve na final da Taça UEFA de 2003, entre Celtic e FC Porto, terá sido atropelado e esmurrado por pais antes de ser levado pela polícia
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano
Internacional dinamarquês está à procura de clube depois de ter terminado contrato com o Manchester United