Chen Xinyi banida por dois anos devido ao uso de substâncias proibidas

Chinesa falhou teste de doping no Rio'2016

• Foto: EPA

A nadadora chinesa Chen Xinyi foi banida de competir por dois anos, anunciou esta segunda-feira a Federação Internacional de Natação (FINA), depois de ter falhado num teste de doping, durante os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro.

A atleta de 18 anos testou positivo em hidroclorotiazida, substância diurética proibida pela Agência Mundial Antidopagem (AMA), em 8 de agosto passado, no mesmo dia em que terminou em quarto lugar nos 100 metros mariposa.

Chen fica assim banida de competir entre 11 de agosto deste ano e 10 de agosto de 2018, detalhou a FINA, em comunicado.

Os diuréticos aumentam o fluxo da urina e podem ser usados para esconder a presença de substâncias que servem para melhorar a performance desportiva, durante os testes antidoping.

Chen venceu a medalha de ouro nos 100 metros mariposa e 50 metros livre, durante os Jogos Asiáticos, em 2014, estabelecendo um novo recorde naquela competição regional.

Em março passado, a Associação de Natação da China disse que seis nadadores chineses testaram positivo para o uso de substâncias proibidas, incluindo três devido ao uso de hidroclorotiazida. Dois desses atletas receberam apenas advertências.

Por Lusa
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Natação

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.