O autarca, que falava na assinatura do protocolo de criação do Centro de Alto Rendimento de Natação na cidade, no âmbito de uma parceria com a Federação Portuguesa de Natação (FPN), Universidade e Instituto Politécnico de Coimbra, salientou que o objetivo da autarquia é "criar condições para que isso seja possível"
"É para nós relevante, como cidade de estudantes, universitária e desportiva, potenciar esta ligação [com a FPN, Universidade e Instituto Politécnico] entre a prática desportiva, o alto rendimento e o estudo, quer a nível secundário quer a nível do ensino superior", sublinhou.
Salientando que este era um projeto ambicionado "há muito tempo", José Manuel Silva disse o protocolo só se concretizou "depois do restabelecimento das normais relações com a FPN e com a colaboração da Associação de Natação de Coimbra".
O presidente da Câmara de Coimbra frisou que a cidade "tem condições físicas, geográficas, de acessibilidade, de instalações, com um ensino superior de excelência, e com instalações desportivas a vários níveis partilhadas com a UC e o IPC".
"Portanto, se nos reunirmos todos e fizermos este caminho em conjunto, estamos a contribuir para a prática desportiva, para a afirmação do desporto a nível nacional de alto rendimento em múltiplas modalidades e para tornar Coimbra um centro de alto rendimento desportivo", sublinhou.
A escolha de Coimbra para o Centro de Alto Rendimento de Natação deveu-se, segundo o presidente da FPN, "às instalações ótimas para o desenvolvimento da modalidade, ao 'know how' científico de apoio, que permite as carreiras duais, na coordenação entre o sistema desportivo e educativo a nível universitário".
Na sessão desta quinta-feira, a FPN assinou também protocolos com a UC e o IPC para a criação das carreiras duais, que vai permitir aos nadadores de alta competição articular os treinos e a competição com os estudos.
Os atletas vão utilizar o Complexo Olímpico de Coimbra.
Circuito de ultramaratonas de 20 quilómetros entre Lisboa e Cascais
Jovem de 18 anos acusou o dobro do legalmente permitido em Espanha num teste de alcoolemia
Portugueses em grande na Edirne Cup
Mafalda Rosa na 11.ª posição em Israel
Jogador do Al Nassr elogiou qualidade dos jogadores
Senol Gunes referiu que o médio inglês se encontrava ausente dos trabalhos da equipa... por estar a chover
Treinador português parece ter irritado a imprensa local, que o acusa de estar a promover o silêncio da equipa
Senol Gunes puxou pela ironia para falar do problemático médio inglês