Europeus de natação adaptada: David Grachat feliz com bronze nos 100 metros e a apostar nos 400

Português aposta forte na prova que decorre no Funchal

• Foto: Paulo Calado

O português David Grachat descreveu esta quinta-feira como "uma sensação fantástica" a conquista de medalha de bronze nos 100 metros livres S9 dos europeus de natação adaptada e prometeu voltar a dar tudo na nos 400 livres.

"Foi muito bom, é uma sensação fantástica, para a qual não há explicação. Conseguir uma medalha nos 100 livres é fantástico, até porque esta não é a minha prova de eleição", afirmou Grachat, pouco depois de ter recebido a medalha, no Complexo Olímpico de Piscinas do Funchal

David Grachat, que de manhã conseguiu o melhor tempo das eliminatórias (58,04 segundos), terminou a final com a marca de 58,38, a mesma do croata Kristijan Vinceti, que também recebeu uma medalha de bronze.

"Atirei-me à água com o pensamento de me divertir e de tirar o melhor partido da competição. Os últimos 25 metros foram os mais complicados, mas o apoio do público nas bancadas ajudou-me muito", afirmou o nadador, que no sábado nadará a sua prova de eleição, os 400 metros estilos S9.

O nadador de 29 anos, que tem uma malformação no braço esquerdo, assume que "vai dar tudo" na prova dos 400 livres, na qual conquistou medalhas de bronze, nos Mundiais de 2015 e nos Europeus de 2014.

"Era muito bom igualar os resultados que tive nos europeus de 2009 na Islândia", refere, lembrando que nessa competição conquistou a medalha de prata nos 400 metros livres, e a de bronze nos 100 livres.

David Grachat, que marcou presença nas duas últimas edições dos Jogos Paralímpicos e tem mínimos para o Rio2016, partilhou o pódio com o italiano Federico Morlacchi, que conquistou o ouro (56,99), e com o britânico Lewis White (58,07), que arrecadou a prata.

Portugal está representando por 16 nadadores nos europeus de natação adaptada do IPC, que por terem categoria 'open' contam com nadadores de fora da Europa.

Os campeonatos europeus do IPC, que decorrem até sábado e são a última prova de apuramento para os Jogos Paralímpicos Rio2016, juntam 453 nadadores, oriundos de 52 países.

Por Lusa
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Natação

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.

0