António Costa e João Paulo Correia parabenizam nadador português, referindo que esta é uma enorme conquista para o país
O primeiro-ministro português António Costa destacou o feito de Diogo Ribeiro, que conquistou esta segunda-feira a medalha de ouro nos 50 metros mariposa dos Mundiais aquáticos, em Doha, no Qatar.
"Ao sagrar-se campeão mundial de 50 metros mariposa, em Doha, Diogo Ribeiro continua a fazer história com as cores nacionais. Depois da prata, o primeiro ouro da história da natação portuguesa em Mundiais! Uma enorme conquista para Portugal. Parabéns, campeão!", lançou na rede social X o governante.
Relacionadas
Diogo Ribeiro conquistou a sua segunda medalha na disciplina, em Doha, ao nadar a distância em 22,97 segundos, à frente do norte-americano Michael Andrew (23,07) e do australiano Cameron McEvoy (23,08), segundo e terceiro classificados, respetivamente.
"Não tenho palavras neste momento. O inicio não foi bom mas estou muito feliz por ser campeão do mundo", reagiu o nadador do Benfica, de 19 anos, imediatamente após a prova.
Em 2023, em Fukuoka, no Japão, Diogo Ribeiro tinha conquistado a primeira medalha portuguesa em Mundiais de natação, com o segundo lugar na final de 50 metros mariposa, tornando-se já este ano o primeiro luso a chegar a duas finais.
Também o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, elogiou Diogo Ribeiro através do X.
"Depois da prata em 2023, Diogo Ribeiro é o novo campeão do mundo de 50 mariposa! Os portugueses devem ter muito orgulho neste feito, que muito prestigia o desporto português. Parabéns ao Diogo e à natação portuguesa!", escreveu.
O atleta luso, recordista mundial júnior dos 50 metros mariposa, está ainda inscrito nos 50 metros livres, 100 metros livres e 100 metros mariposa dos Mundiais de 2024, distâncias em que já tem garantido o apuramento para os Jogos Olímpicos Paris2024.
Técnico volta a um clube quem bem conhece
Nadador português, de apenas 16 anos, terminou as eliminatórias com 26,22 segundos
Português bate recorde pessoal de 1.51,20 minutos
Miguel Oliveira foi 39.º nas eliminatórias dos 100 costas em Otopeni
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense
Bobo Baldé, que esteve na final da Taça UEFA de 2003, entre Celtic e FC Porto, terá sido atropelado e esmurrado por pais antes de ser levado pela polícia
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano
Internacional dinamarquês está à procura de clube depois de ter terminado contrato com o Manchester United