Marcelo Rebelo de Sousa felicitou o campeão do mundo pelo "inédito ouro" que "muito orgulha todos os portugueses"
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, felicitou Diogo Ribeiro, que se sagrou esta segunda-feira campeão do mundo nos 50 metros mariposa dos Mundiais aquáticos, em Doha, no Qatar.
"O Presidente da República felicita o nadador Diogo Ribeiro por mais um feito histórico para a natação nacional, com a conquista do título mundial na prova de 50 metros mariposa, nos Mundiais de natação que estão a decorrer em Doha, no Catar", lê-se numa nota publicada no portal de internet da Presidência da República.
Relacionadas
Diogo Ribeiro conquistou a sua segunda medalha na disciplina, em Doha, ao nadar a distância em 22,97 segundos, à frente do norte-americano Michael Andrew (23,07) e do australiano Cameron McEvoy (23,08), segundo e terceiro classificados, respetivamente.
Em 2023, em Fukuoka, no Japão, Diogo Ribeiro tinha conquistado a primeira medalha portuguesa em Mundiais de natação, com o segundo lugar na final de 50 metros mariposa, tornando-se já este ano o primeiro luso a chegar a duas finais.
"Após a medalha de prata conquistada o ano passado no Japão, Diogo Ribeiro junta o ouro inédito para Portugal, que muito orgulha o Presidente da República e todos os Portugueses", acrescentou Marcelo Rebelo de Sousa.
O atleta luso, recordista mundial júnior dos 50 metros mariposa, está ainda inscrito nos 50 metros livres, 100 metros livres e 100 metros mariposa dos Mundiais de 2024, distâncias em que já tem garantido o apuramento para os Jogos Olímpicos Paris2024.
"Não tenho palavras neste momento. O inicio não foi bom mas estou muito feliz por ser campeão do mundo", reagiu o nadador do Benfica, de 19 anos, imediatamente após a prova dos 50 metros mariposa.
Algés e Dafundo melhora máximo absoluto dos 4x50 metros estilos em Leiria
Anterior máximo já lhe pertencia e tinha sido obtido há um ano nos Nacionais de Tomar
Nadador do Benfica fixou a nova marca nos 50 metros livres em 21,15 segundos; nadadora do Sp. Braga baixou pela primeira vez da fasquia dos 30 segundos, com 29,98 nos 50 bruços
Olímpico do Benfica está recuperado após falhar Europeu de Lublin
Doha, no Qatar, recebeu o evento que premiou os melhores do ano
Avançado do PSG eleito o melhor jogador do Mundo com 50 pontos, mais 11 do que Yamal e 15 do que Mbappé
Em causa a lesão e consequente ausência de Assane Diao na CAN’2025
Ousmane Dembélé levou a melhor na votação do prémio da FIFA