Prodígio chinesa de 12 anos pode fazer história nos Mundiais de Singapura

Yu Zidi vai estar em ação nos 200 metros mariposa e 200 e 400 estilos

Yu Zidi, prodígio chinesa de 12 anos, vai competir nos Mundiais de Singapura
Yu Zidi, prodígio chinesa de 12 anos, vai competir nos Mundiais de Singapura

Depois de ter brilhado nos Nacionais chineses em maio, a jovem prodígio Yu Zidi foi confirmada nos Mundiais (absolutos) de Singapura, onde poderá lutar por pódios históricos... aos 12 anos!

A nadadora, que só completa 13 anos em outubro, está inscrita nos 200 metros mariposa e ainda nos 200 e 400 metros estilos na competição que arranca no final deste mês, podendo também integrar ainda as várias estafetas do programa.

No atual ranking mundial, Yu Zidi ocupa a 5ª posição nos 400 metros estilos e a 7ª nos 200 mariposa e a 19.ª nos 200 estilos. Devido às regras dos regulamentos, a chinesa poderá competir nos Mundiais absolutos por ter cumprido os mínimos de acesso, mas estará impedida de competir nos Mundiais juniores, uma vez que a idade mínima de participação nessa competição é de 14 anos.

Se a prodígio conseguir subir ao pódio nos Mundiais absolutos, vai tornar-se na mais jovem medalhada de sempre na competição. E, juntando as principais provas de natação sénior a nível global, igualará um feito só ao alcance da dinamarquesa Inge Sorensen, que nos Jogos Olímpicos de Berlim'1936 foi bronze nos 200 metros bruços... com 12 anos e 24 dias.

Por curiosidade, a nadadora mais jovem de sempre a participar nos Mundiais de natação a nível absoluto foi a Alzain Taraq, do Bahrain, em 2015, com apenas 10 anos.

A nível olímpico, a nadadora mais jovem de sempre a conquistar uma medalha de ouro foi a japonesa Kyoko Iwasaki, que ganhou os 200 metros bruços em Barcelona'1992, com 14 anos e 6 dias.

Por Diogo Jesus
Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Premium ver exemplo
Ultimas de Natação
Notícias
Notícias Mais Vistas