João Paulo Correia enaltece o facto do nadador conciliar a competição com os estudos
O secretário de Estado da Juventude e Desporto (SEJD) felicitou esta segunda-feira Diogo Ribeiro pela conquista da prata nos Mundiais de natação, e considerou-o um exemplo para as gerações mais jovens, por conciliar a competição com os estudos.
"O Diogo é aluno-atleta das Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na escola. Um grande nadador, com bom aproveitamento escolar. Grande exemplo para as gerações mais jovens", escreveu João Paulo Correia, nas redes sociais.
Relacionadas
Na publicação, o governante classifica a medalha de prata conseguida por Diogo Ribeiro, nos 50 metros mariposa, como "um feito histórico para a natação portuguesa", que nunca tinha conseguido lugares de pódio em Mundiais.
Diogo Ribeiro, de 18 anos, conquistou hoje a prata nos 50 metros mariposa do Campeonato do Mundo, que decorre em Fukuoka, no Japão, dando a primeira medalha a Portugal em Mundiais.
O nadador do Benfica, recordista mundial júnior da distância, nadou a final em 22,80 segundos, novo recorde nacional, terminando apenas atrás do italiano Thomas Ceccon (22,68) e imediatamente à frente do francês Maxime Grousset (22,82).
Diogo Ribeiro, que se estreia em Mundiais sénior, deu a primeira medalha a Portugal, melhorando o quinto lugar de Alexandre Yokochi nos 200 metros bruços em Madrid'1986, sendo que Ana Barros, oitava nos 50 costas em Perth'1991, tinha sido a outra finalista lusa em Mundiais.
Em Singapura, Ana Castro foi 13.ª nos 400 livres
Olímpica de 29 anos quer ir aos Jogos Olímpicos de Los Angeles'2028
Técnico volta a um clube quem bem conhece
Nadador português, de apenas 16 anos, terminou as eliminatórias com 26,22 segundos
Vitinha entre os principais candidatos ao troféu, numa lista onde surgem ainda João Neves e Nuno Mendes; época no Sporting valeu a Gyökeres um lugar no Théâtre du Châtelet, em Paris
Lateral Stefan Lainer aborda momento atual da equipa, que vem de um empate e duas derrotas
Argentino 'empresta' imagem para jovens que sonham ser como ele