Universidade da Pensilvânia vê verba considerável a 'voar'
A administração Trump suspendeu cerca de 175 milhões de dólares de financiamento federal à Universidade da Pensilvânia devido à participação de um atleta transgénero no seu programa de natação, informou a Casa Branca esta quarta-feira.
A escola da Ivy League tem estado a enfrentar uma investigação do Departamento de Educação que se centra no seu programa de natação. Esse inquérito foi anunciado no mês passado, imediatamente após o Presidente Donald Trump ter assinado uma ordem executiva destinada a proibir os atletas transgénero de competirem em desportos femininos.
Mas o apoio federal foi suspenso numa revisão separada do financiamento federal destinado às universidades, informou a Casa Branca. O dinheiro que foi suspenso veio do Departamento de Defesa e do Departamento de Saúde e Serviços Humanos.
Um porta-voz da Penn disse que a escola não tinha recebido qualquer notificação ou pormenores sobre a ação.
"É importante notar, no entanto, que a Penn sempre seguiu as políticas da NCAA e da Ivy League relativamente à participação de estudantes em equipas desportivas", afirmou o porta-voz Ron Ozio.
"Estivemos no passado, e continuamos hoje, em total conformidade com os regulamentos que se aplicam não só à Penn, mas a todas as nossas instituições congéneres da NCAA e da Ivy League", garantiu.
A investigação aberta pelo Gabinete para os Direitos Civis do Departamento de Educação da Penn centra-se em Lia Thomas, que nadou na equipa feminina da escola e foi a primeira atleta abertamente transgénero a ganhar um título da Divisão I em 2022.
A agência também deu início a análises ao departamento de voleibol da San Jose State University e da Massachusetts Interscholastic Athletic Association.
ZEKE MILLER e ANNIE MA, Associated Press
A canadiana, vencedora de sete medalhas em Jogos Olímpicos, vai estar inelegível até julho de 2027
Prova decorre entre 2 a 7 de dezembro, em Lublin, na Polónia
Canadiano ficou paraplégico aos 19 anos devido a um acidente de carro
European Aquatics, organismo presidido pelo português António José Silva, venceu um dos galardões
Semana europeia correu bem às equipas nacionais
Estudiantes com duras sanções por parte da federação da Argentina por desrespeito numa guarda de honra ao Rosario Central
Com os triunfos de Benfica e Sporting na Liga dos Campeões
Dorival Júnior e Renato Gaúcho falam do Palmeiras-Flamengo