Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias. Seguir

Ultramaratona bate recordes

A prova dos 20 km foi o ponto alto da 11.ª edição do Lidl Swim Challenge, que ligou Lisboa a Cascais

A prova dos 20 km partiu do Padrão dos Descobrimentos e só terminou na Praia dos Pescadores
A prova dos 20 km partiu do Padrão dos Descobrimentos e só terminou na Praia dos Pescadores • Foto: Osga Photo

A 11ª edição do Lidl Swim Challenge foi um autêntico sucesso organizativo e... desportivo! Mais de 700 atletas de todo o Mundo aceitaram o desafio de participar neste mega evento de águas abertas, que teve o ponto mais alto na prova de 20 quilómetros, a maior ultramaratona aquática de sempre em Portugal, que ligou o Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa, até à Praia dos Pescadores, em Cascais. Para além da Ultramaratona, também se realizou uma histórica travessia de 10 km – da Praia da Torre em Oeiras até Cascais – com uma participação recorde de 92 nadadores, que quiseram inscrever o seu nome nesta iniciativa que passou a integrar o Swim Grand Prix e o circuito mundial das Ultramarathon Series.

"Superou todas as expetativas. Foi o culminar de um trabalho durante um ano para preparar esta prova e o feedback de todos, dos nadadores, das entidades, de todos os colaboradores foi muito positivo. Correu tudo muito bem, não houve situações de stress, foi tudo completamente controlado. E tivemos a ajuda da natureza, porque o mar estava de feição, estava um autêntico lago, a corrente do Tejo correu exatamente conforme nós tínhamos previsto", aplaudiu o organizador Jorge Pereira (3Iron Sports).

A nível desportivo, houve um nome que se destacou: Andrea de la Hera. A espanhola foi a primeira a nível absoluto a chegar a Cascais nos 20 km, mesmo depois de ter partido três minutos depois da prova masculina, com um tempo que será homologado como recorde da travessia – 3:52.15 horas, a uma média de 1.09 minutos a cada 100 metros nadado, equivalente a 5,2 km/h. "Foi uma prova muito boa mas dura! Até Oeiras foi bastante cómodo, pois nadávamos a favor da corrente, mas depois o mar foi ficando mais agitado e o meu estômago ressentiu-se e até vomitei um par de vezes. Mas esta é uma prova muito bonita e recomendo a todos que possam um dia fazê-la", afirmou Andrea, que no dia seguinte foi ‘divertir-se’ nos 5 km e também ganhou.

No setor masculino também houve vencedor espanhol. Mikel Garcia terminou a distância rainha em 3:56.06 horas.

Por Diogo Jesus
1
Deixe o seu comentário
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Natação

Final a fechar

Diogo Ribeiro nada hoje os 100 metros livres no último dia do Europeu de pista coberta

Notícias

Notícias Mais Vistas