_

Disputa laboral vai prosseguir em tribunal

Disputa laboral vai prosseguir em tribunal

O conflito laboral que agita a Liga Profissional de Futebol Americano (National Football League/NFL), nos Estados Unidos, vai prosseguir em tribunal, depois do fracasso das negociações com o sindicato de jogadores, que pode desencadear a primeira greve desde 1987.

Perante a incapacidade das duas partes (donos das franquias e jogadores) em negociarem um novo acordo de trabalho para a próxima época, o sindicato de jogadores da NFL decidiu sexta-feira renunciar à possibilidade de negociar um novo acordo coletivo de trabalho.

PUB

Este procedimento abre a via aos jogadores para intentarem a título individual contra a NFL e a proposta da divisão dos lucros anuais da competição, com base na lei "antitrust" norte-americana.

Tom Brady (New England Patriots), Peyton Manning (Indianapolis Colts) e Drew Brees (New Orleans Saints), três dos mais célebres jogadores da NFL, avançaram sexta-feira com uma ação judicial para impedir os proprietários de impor bloqueios aos jogadores.

PUB

Como o anterior acordo laboral expirou no dia 3 de março, os proprietários podem impedir, até que entendam, os jogadores de acederem aos equipamentos e locais de trabalho.

"Não chegámos a acordo, mas eu continuo a acreditar que é na mesa das negociações que o problema poderá ser resolvido e não na barra de um tribunal", afirmou o comissário da NFL, Roger Goodell.

No centro da questão estão os cerca de 9,1 mil milhões de dólares (cerca de 6,5 mil milhões de euros) de lucros anuais gerados pela NFL.

PUB

Desse montante, os proprietários arrecadaram 720 milhões de euros e entregaram 60 por cento dos restantes aos jogadores em salários e prémios.

No próximo acordo coletivo, os patrões querem retirar 576 milhões de euros ao valor a entregar aos jogadores, em nome do controlo de custos.

Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de NFL Notícias
Notícias Mais Vistas
PUB