República Checa e Finlândia fecham Mundiais com chave de ouro

Mealhada foi palco da prova de encerramento dos Campeonatos do Mundo de Orientação em BTT

Foi em ambiente de festa que chegaram ao fim os Campeonatos do Mundo de Orientação em BTT 2016. Na Mealhada, com o Parque Urbano a tornar-se o epicentro de todas as emoções, Finlândia e República Checa chamaram a si os títulos em disputa nos escalões de Elite.

A cidade da Mealhada foi palco da prova de encerramento dos Campeonatos do Mundo de Orientação em BTT WMTBOC 2016, com a disputa das sempre emocionantes Estafetas. Alinharam à partida um total de 90 equipas, lutando pelos títulos Mundiais de Juniores e de Elite e ainda pelos títulos Europeus de Jovens.

Na Elite masculina, a primeira nota de emoção foi dada pela turma portuguesa que, graças à excelente prestação de Davide Machado, liderava no final do primeiro percurso. O Finlandês Jussi Laurila foi o mais rápido no segundo percurso, "encostando" a Finlândia à turma da República Checa, que liderava então com uma vantagem de três segundos.

A menos de um minuto da frente, a França seguia na terceira posição. Com um último percurso alucinante, Krystof Bogar foi capaz de ir ampliando a vantagem para os seus mais diretos rivais, fixando-a no final em 1' 51'' sobre a Rússia, segunda classificada.

A vitória dos checos com o tempo de 2 05' 44'' significa o recuperar dum título mundial que lhes escapava desde 2013. O terceiro lugar coube à França, com 2 07' 39'', enquanto a Áustria, campeã do Mundo em 2015, concluiria na 6ª posição, batida pela margem de um segundo pela Lituânia, após um emocionante sprint final, no qual foram protagonistas Jonas Maiselis e Andreas Waldmann.

Vingando os relativos insucessos das etapas iniciais, em que duas quedas a afastaram do ouro, a Finlandesa Marika Hara teve finalmente a oportunidade de festejar um título mundial nestes Campeonatos.

Começou melhor a Áustria, com Michaela Gigon a fazer o melhor primeiro percurso, mas logo a Finlândia e a Rússia assumiram o controlo das operações, partindo na frente para o derradeiro percurso separadas entre si por escassos dois segundos, com a ligeira vantagem a pertencer à Finlândia.

No derradeiro percurso, Marika Hara foi mais rápida que a sua mais direta adversária, Svetlana Poverina, concluindo a sua prova em 1 59' 39'' contra 2 00' 01'' das Russas e revalidando assim o título mundial, o que sucede pela quarta vez nas últimas cinco edições dos Campeonatos do Mundo.

Com Martina Tichovska no derradeiro percurso, a República Checa terminou na terceira posição, a 1' 39'' das finlandesas.


Resultados

Homens Elite

1.º República Checa (Vojtech Stransky, Vojtech Ludvik, Krystof Bogar) 2 h 05' 44''
2.º Rússia (Valeriy Gluhov, Ruslan Gritsan, Anton Foliforov) 2 h 07' 35'' (+1' 51'')
3.º França (Yoann Garde, Baptiste Fuchs, Cedric Beill) 2 h 07' 39'' (+1' 55'')
4.º Finlândia (Andre Haga, Jussi Laurila, Pekka Niemi) 2 h 08' 26'' (+2' 42'')
5.º Lituânia (Regimantas Kavaliuskas, Saruna Dmukauskas, Jonas Maiselis) 2 h 10' 40'' (+4' 56'')

Damas Elite

1.º Finlândia (Ingrid Stengard, Antonia Haga, Marika Hara) 1 h 59' 39''
2.º Rússia (Ekaterina Kolomina, Olga Shipilova Vinogradova, Svetlana Poverina) 2 h 00' 01'' (+22'')
3.º República Checa (Renata Paulickova, Marie Brezinova, Martina Tichovska) 2 h 01' 18'' (+1' 39'')
4.º Dinamarca (Cæcilie Christoffersen, Nina Hoffmann, Camila Soegaard) 2 h 02' 02'' (+2' 23'')
5. Suíça (Ursina Jaeggi, Christine Schaffner, Maja Rothweiler) 2h 04' 41'' (+5' 02'')

Por João Lopes
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Orientação

Notícias

Notícias Mais Vistas