Record

EXigência elevada

PELOS TRILHOS DO MUNDIAL


A 1.ª etapa não deixou dúvidas! A prova é mesmo de um nível de exigência muito elevado. Foram necessárias 6,10 horas para concluirmos os 117 km e vencer os 2.190 m de acumulado. Tal como se esperava, o calor foi um dos maiores adversários. Bebemos cerca de 6 litros cada um e mesmo assim não foi muito, e acabámos sem reservas. Pelas 9 horas em ponto foi dada a partida para as 600 duplas. O ritmo dos primeiros quilómetros foi elevadíssimo, parecendo que todos iam apenas participar numa prova de um dia.

Tentámos manter um ritmo conservador ao início, e julgo que teremos chegado a andar posicionados entre os lugares 150 e 200. Quando as grandes dificuldades surgiram, da qual destacamos uma subida entre o km 54 e 62, as diferenças começaram a fazer-se e pouco a pouco fomos recuperando sobre duplas já em franca dificuldade. Ao km 90, o azar bate à porta de uma das duplas portuguesas.

André Pinto, que faz dupla com Pedro Lourenço, sofre uma queda e parece ter sofrido fractura da clavícula. Mesmo assim, conseguem terminar a etapa e esperamos que o André esteja em condições para alinhar à partida amanhã. Já nos último 15 quilómetros, quando o perfil do mapa não parecia indicar dificuldades para terminar, passámos por uma das seções mais violentas. 12 quilómetros efetuados sobre uma linha de caminho de ferro foram perfeitamente demolidores. Não conseguimos circular  a mais de 15 km/h no plano, com pedras da linha e barrotes transversais a causarem uma vibração louca.

Foi nessa seção que alancamos a dupla mista de Loulé, a Celina e Valério, com quem acabámos por cortar a meta. Ao jantar 4 duplas portuguesas à mesma mesa, fazendo o balanço do dia e antevisão do próximo. Infelizmente sem a outra dupla, por estarem a tratar dos tratamentos do Pedro. Amanhã estão programados mais 90 km com 1.625m de acumulado. A partida será dada pelas 7 horas, esperando-se de alguma forma sofrer menos com o calor e restar mais tempo para a etapa seguinte. Vamos ver como todos recuperaram e como o corpo reage ao esforço do dia anterior...

Ceres, África do Sul, 21 de março 2010.

Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de BTT Cape Epic

Notícias

Notícias Mais Vistas

M