Canoagem: Selecionador aponta para Londres
Ryszard Hoppe espera que Portugal tenha um mínimo de 6 a 8 atletas na principal competição mundial...
A seleção portuguesa de canoagem concluiu domingo um estágio de duas semanas em altitude na Polónia que serviu para o selecionador reforçar a esperança de conseguir apurar "seis a oito atletas" para os Jogos Olímpicos.
"Em Londres'2012 confio que vamos ter pelo menos seis a oito atletas. Há vários anos que este grupo trabalha afincadamente e os resultados vão ser visíveis no verão, nos decisivos Mundiais da Hungria", disse Ryszard Hoppe.
Em declarações à Agência Lusa, o selecionador, de origem polaca, referiu que o estágio "correu muito bem": "Serviu para os atletas descansarem física e mentalmente do treino de água e para reforçar os seus níveis de resistência, algo fundamental nesta parte da época".
Desta vez, os atletas trocaram os kayaks pelo esqui, corrida na montanha, piscina e ginásio no centro de preparação olímpica de Szczyrk, um dos mais "funcionais" da Polónia.
Teresa Portela, que em 2010 conquistou nove medalhas internacionais, no recorde de 17 amealhadas por Portugal, e os vice-campeões do mundo de K2, Fernando Pimenta e João Ribeiro, integraram a seleção, tal como a também olímpica Helena Rodrigues e ainda Leonel Correia, David Fernandes, Joana Sousa e Joana Vasconcelos, campeã europeia e mundial júnior em 2009.
Com o acordo do selecionador, os olímpicos Emanuel Silva e Beatriz Gomes, bem como Filipe Duarte, foram dispensados do estágio.
"Agora vamos voltar aos treinos na água e em breve começaremos a fase de apurar a velocidade. Este grupo está mais determinado do que nunca a triunfar na elite internacional", concluiu Ryszard Hoppe.