Canoagem: Teresa Portela diz que ainda tem "margem de progressão"
Teresa Portela foi consagrada a terceira melhor canoísta do Mundo em 2010...
Teresa Portela foi consagrada a terceira melhor canoísta do Mundo em 2010, quando participou em nove do recorde de 17 medalhas internacionais conquistadas por Portugal, mas ainda assim acredita que lhe sobra "margem de progressão".
"Fiz uma época muito boa, a minha melhor de sempre, mas senti que não estava no meu limite. Há muitas coisas que poderia melhorar. Ainda sou nova, tenho 23 anos. Sem dúvida que ainda posso evoluir. Não sei se o farei, mas sinto que não estou no meu limite", disse à Lusa.
Este ano, nas duas etapas da Taça do Mundo, conquistou o ouro em K1 200 e, com Helena Rodrigues, Joana Vasconcelos e Beatriz Gomes, amealhou uma prata e um bronze no K4 500: de sexta-feira a domingo, ataca os europeus em Belgrado.
"A nível internacional já tenho alguma visibilidade. Noto isso na própria imprensa da ICF (Federação Internacional de Canoagem) e em atletas que vêm em mim alguém que conquistou bons resultados. Mas ainda não ganhei nada. Espero melhorar este ano. É para isso que aqui estou", vincou a atleta do Gemeses (Esposende).
Teresa Portela assume que "os bons resultados trazem maiores responsabilidades", mas isso não a preocupa, até porque para 2011 a meta está bem traçada: "Não sei se vou estar na melhor forma nestes europeus. Isto é mais uma prova de preparação. Quero é estar em pleno no mundial (agosto, na Hungria), quando se decide o apuramento olímpico".
"Mais importante do que medalhas é sem duvida o apuramento olímpico. É sempre bom ganhar medalhas. Dá motivação, autoestima, faz bem. A própria canoagem nacional ganha com isso. Quero dar o meu contributo, o meu melhor, mas mais importante do que qualquer medalha é o apuramento para Londres'2012", reforçou.
Garantindo a qualificação para os Jogos Olímpicos, Teresa quer melhorar significativamente o 14.º lugar obtido em Pequim'2008, "altura em que tinha apenas 20 anos, praticamente sem experiência em K1 e pouca internacional".
"Olho para Londres'2012 com outra perspetiva. Ganhei experiência. Posso pensar em resultados mais concretos. Tenho outra consciência do que poderei fazer. Vou lutar por um bom resultado", concluiu.