Esqui Alpino: O desafio de Lindsey Vonn
Norte-americana está a três vitórias do recorde de triunfos em todos os eventos...
A norte-americana Lindsey Vonn, recordista de vitórias em Taças do Mundo, é o alvo a abater no Mundial de Schladming, que se inicia amanhã com o Super G (feminino e masculino), na Áustria.
Aquela que é considerada a melhor esquiadora de sempre teve uma depressão antes do inverno, mas o recente namoro com o golfista Tiger Woods parece ter-lhe dado novo alento, que já rendeu o triunfo em seis provas esta temporada, duas das quais no Super G, que atribui as primeiras medalhas na competição.
Lindsey, de 28 anos, tem sido avassaladora nos últimos anos, depois de ter conquistado uma medalha de ouro (Downhill) e outra de bronze (Super G) nos Jogos Olímpicos de inverno em Vancouver’2010, para além de também ter subido a cinco pódios em Mundiais, com dois títulos e três pratas.
O seu triunfo recente na Cortina d’Ampezzo (Descida) veio confirmar que o pior já passou em termos psicológicos, designadamente quando, no final de 2012, estava bem encaminhada para mais uma vitória, mas cometeu um erro fatal.
Tendo em conta o brilhante palmarés, Vonn continua a ser a mais respeitada em provas de esqui femininas e uma especialista na pista de Schladming, onde atingiu a sua 12.ª vitória na época transata, estabelecendo 1.980 pontos, para bater por 10 o recorde de 2006 da croata Janica Kostelic.
“Tenho trabalhado arduamente para conquistar os objetivos, mas também tenho sido recompensada por todo o esforço e dedicação ao esqui, desde os meus anos mais jovens”, considerou Lindsey Vonn, que consegue juntar o sucesso da carreira desportiva à beleza, sendo considerada um autêntico símbolo sexual.
A norte-americana também pôde juntar o seu nome a outras celebridades, como as suecas Anja Paerson e Pernilla Wiberg, a já citada Janica Kostelic ou a austríaca Petra Kronberger, ao conquistar, em 2010 e 2012, as classificações em várias especialidades do esqui alpino, designadamente a Geral, Downhill, Super G e Super Combinado.
Para a história
É natural que Lindsey Vonn possa vir a reclamar, na estância austríaca, o lugar mais alto na história, pois a esquiadora está no 2.º lugar na lista dos maiores vencedores de sempre, com 59 triunfos em todos os eventos, distando apenas três da lendária austríaca Annemarie Moser-Proell, na década de 70.