15.ª edição da Liga Portuguesa arranca este mês
O mês de Janeiro marca o arranque da 15ª edição da Liga Portuguesa de Futebol Americano. Ao longo dos próximos cinco meses, sete equipas, espalhadas por Portugal, irão disputar o título de campeão de Futebol Americano português.
As equipas que vão entrar em campo ao longo desta edição concentram-se na capital, os Lisboa Bulldogs, Lisboa Devils e Lisboa Navigators. Também na região de Lisboa temos os Cascais Crusaders, e as três equipas que acabam por compor o elenco situam-se mais a norte, os Salgueiros Renegades e Maia Mutts a representarem a região do Porto, e os Braga Warriors como a equipa mais a norte de Portugal.
Com catorze edições concluídas os títulos nacionais estão distribuídos da seguinte forma: Lisboa Navigators com 6 títulos (2010 a 2015), Lisboa Devils 4 títulos (2016, 2017, 2019 e 2024), Cascais Crusaders 2 títulos (2022 e 2023).
Arranque de Campeonato - Mutts vs Devils
Os actuais campeões em título, os Lisboa Navigators, viajaram até casa dos Maia Mutts para aquele que seria o jogo de arranque desta edição. Num jogo bem disputado a equipa de Lisboa mostrou continuidade do seu trabalho ofensivo com destaque aos passes exuberantes do quarterback Bernardo Solipa, às corridas estonteantes de Jesuíno "Juzz" Furtado e aos passes recebidos do mais recém reforço da equipa, o norte-americano Jordan Vieira.
Do lado da equipa da Maia que tinha ganho apenas um dos seis jogos disputados na temporada anterior, o grande destaque foi para a performance do eletrizante quarterback Arthur Faria que conseguiu dar uma luta valente contra a defesa dos Devils, mas nunca conseguiu realmente acompanhar o poderio ofensivo da equipa da capital.
O resultado final foi pelo parcial de 41-19 e os Devils começam o seu caminho de reconquista com uma vitória bem conseguida ao longo de quatro quartos de jogo, com destaque para os três touchdowns recebidos de Jordan Vieira.
A rivalidade - Renegades vs Bulldogs
Naquela que é vista como uma das rivalidades mais recentes em Portugal, os Salgueiros Renegades recebiam os Lisboa Bulldogs que com um novo treinador principal, o jovem Hugo Amaral, começavam a temporada com uma deslocação complicada.
O jogo foi disputado a um "passo lento", ambas as equipas a cometerem muitos erros de execução, o que acabaria por premiar o trabalho defensivo e levar o jogo a ter poucos pontos.
Os Bulldgs conseguiram manter o jogo próximo durante grande parte do jogo, em particular com o passe que Nuno Represas fez para Roberto Tavares que o levaria a correr campo inteiro, naquela que seria a jogada mais explosiva de todo o encontro. No entanto os Renegades acabariam por selar a vitória depois de um touchdown defensivo de Gonçalo Silva.
O resultado final foi de 17-7 e a rivalidade entre as duas equipas começa a pender para um sucesso mais evidente da equipa do norte do país.
"Oportunidade de Vingança" - Crusaders vs Warriors
Os Cascais Crusaders que foram a grande desilusão da temporada anterior, falhando os playoffs depois de dois títulos consecutivos, começavam a sua campanha diante dos Braga Warriors que na temporada transacta foram a casa dos Crusaders vencer pelo registo de 14-0.
O jogo foi bem disputado do início ao fim, e como se previa, acabaria por ser um jogo decidido pelos (muito) pequenos detalhes. A equipa dos Warriors começou o jogo na liderança com uma corrida de Vítor Mendes que após evitar algumas placagens correu mais de 60 jardas para o touchdown.
A resposta dos Crusaders foi de três touchdowns consecutivos, o primeiro numa corrida de Paulo Alves, recém aquisição da equipa depois de mudar dos Bulldogs para os Crusaders, e com dois passes impressionantes do quarterback e líder Matias Manuel, para Pedro Balle que assumiu o papel de protagonista ao longo do jogo.
A equipa dos Warriors fez um trabalho fantástico já no último quarto do jogo e acabaria por marcar dois touchdowns, um com passe do quarterback Tiago Ranhada para Rafael Pato, outro numa corrida do próprio Tiago Ranhada que mostra que está 100% recuperado de uma lesão que teve no último jogo da sua equipa na época anterior.
No final do dia a grande diferença foi a incapacidade dos Warriors em fazer os pontos extra, ou conversão de dois pontos, que acabou por ditar uma vitória dos Crusaders pelo registo de 21-19 e, com isso, um sabor de vingança a ser entregue.
Os próximos jogos…
O Futebol Americano em Portugal continua com mais dois jogos no fim-de-semana de 25 e 26 de Janeiro, no sábado os Lisboa Devils recebem os Salgueiros Renegades e no domingo os Lisboa Navigators recebem os Maia Mutts.
Podem ficar a saber tudo sobre este desporto em Portugal na página do Tudo sobre Futebol Americano ou na página oficial da Federação Portuguesa de Futebol Americano.
www.tudosobrefutebolamericano.com
Autor: André Amorim
Presidente dos EUA ameaça suspender construção do novo estádio dos Commanders caso não façam a mudança
Mike Raybeck 'Maxx Justin' foi atingido por um veículo enquanto vinha do trabalho
Final da 15ª edição da Liga Portuguesa de Futebol Americano num jogo disputado em Lisboa, no Complexo Desportivo Municipal São João de Brito
Cheikh Touré, de 18 anos, foi encontrado morto no Gana, depois de ter sido convencido de que iria fazer testes numa equipa profissional
Informação foi divulgada pelo FC Rebellen, clube composto por ex-jogadores onde o holandês atua
Antigo futebolista holandês cedeu a sua casa em Liverpool ao compatriota, em 2011
Antigo futebolista inglês luta há vários contra o vício do álcool