Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias. Seguir

Vela: “Bettersoft/Pégaso” é surpresa da prova

VOLTA A PORTUGAL JORNAL RECORD

O “Bettersoft/Pégaso”, de Jorge Marques, é a grande surpresa da 10.ª Volta a Portugal à Vela-Jornal Record, que termina domingo em Albufeira (Algarve). O J109 tem estado sempre na luta pelas primeiras posições, ocupando, nesta altura, o terceiro lugar, apenas a dois pontos do líder, o “Quebramar Xplosion”, de Rui Ramada.

Marques está surpreendido com o desempenho: “Sabíamos que tínhamos algumas possibilidades em termos de classe. No entanto, na classificação geral, está a ser uma surpresa”, afirma.

A qualidade e entrosamento da tripulação têm sido importantes no excelente resultado que estão a alcançar. “Há cerca de um ano que navegamos com a mesma equipa. O habitual é velejarmos juntos aos fins de semana, sempre com espírito amador. Basicamente, é um grupo de amigos que está a realizar, pode dizer-se, a primeira regata a sério”, explicou o velejador.

Satisfação

O vento tem sido um obstáculo para a grande maioria dos barcos da frota e o “Bettersoft/Pégaso” não é excepção. “As condições não são as ideais para este barco. Mesmo assim temos uma participação regular”, confirma Jorge Marques.

O objectivo final da tripulação está estabelecido e quer ser “outsider” na luta pelo triunfo. “A tripulação está muito motivada e, por agora, queríamos conseguir ganhar uma etapa. Depois, o ideal seria alcançar o primeiro lugar da geral”, refere Jorge Marques.

E, caso se confirmem as previsões meteorológicas, ou seja, o vento virar a norte, o “Bettersoft/Pégaso” pode sair claramente beneficiado. Poderá passar para a frente e lutar pela vitória na prova. Até ao momento, obteve dois segundos e um terceiro lugares e estão à frente da classe IRCB.

Seis desistências somadas

A ligação Figueira da Foz-Cascais, que à hora de fecho desta edição continuava a decorrer, está a deixar marcas na frota da 10.ª Volta a Portugal à Vela-Jornal Record. Com efeito, seis barcos já desistiram devido às péssimas condições de vento e mar que se fizeram sentir entre a Figueira da Foz e a Nazaré.

Uma das baixas de vulto é o “PT Inovação”, de Delmar Conde. O barco aveirense foi obrigado a retirar-se depois de ter partido o mastro. O mesmo problema afectou a tripulação feminina do “Quebramar Woman”.

“Estávamos a navegar normalmente, nem sequer forçámos e, de repente, o mastro partiu-se. A tripulação comportou-se exemplarmente, actuámos como devíamos e, a única coisa que temos pena é ter de abandonar a Volta”, explicou e lamentou a timoneira Margarida Aguiar.

Pelo caminho ficaram, igualmente, o “Mariposa”, o “Cidade de Ponte de Sor”, o “Liberty Seguros/Marias” e o “Santinho”. Na frente seguia o líder da prova “Quebramar Xplosion”, de Rui Ramada, que ao contrário da maioria conseguiu escapar da tormenta.
Deixe o seu comentário
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Outras

Notícias

Notícias Mais Vistas