O alpinista português João Garcia atingiu este sábado o cume do Annapurna (Nepal), a última das 14 montanhas do mundo acima dos 8.000 metros que se propôs escalar.
Segundo o sistema "spot adventures", um geolocalizador com ligação satélite que João Garcia transporta consigo e que pode ser acompanhado, em tempo real, pela Internet, o alpinista português atingiu o cume do Annapurna a 8.091 metros de altitude às 13.30, hora local no Nepal, mais 4.45 em relação a Lisboa.
Ao conseguir este feito, João Garcia é, aos 43 anos, o primeiro alpinista português e o décimo do mundo a completar os catorze picos do planeta acima dos 8000 metros, sem ajuda de oxigénio artificial. O alpinista português iniciou de imediato a descida que terá de completar antes do anoitecer na região.
João Garcia iniciou em 1993 o desafio de atingir os 14 cumes mais altos do mundo que foi conquistando a partir do monte Cho Oyu, na fronteira entre o Tibete e o Nepal, onde subiu aos 8.201 metros a 24 de setembro daquele ano.
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense
Bobo Baldé, que esteve na final da Taça UEFA de 2003, entre Celtic e FC Porto, terá sido atropelado e esmurrado por pais antes de ser levado pela polícia
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano
Internacional dinamarquês está à procura de clube depois de ter terminado contrato com o Manchester United