Record

Festejos com bacalhau

GARCIA CHEGA HOJE AO CAMPO BASE DO ANNAPURNA

João Garcia só hoje deve chegar ao campo base do Annapurna, depois de ter atingido o cume (8.091 m) no sábado, tornando-se o 10.º alpinista em todo o Mundo a conseguir subir as 14 montanhas acima de 8.000 metros de altitude.

Ontem, João Garcia pernoitou no campo 2 (5.600 metros), depois de no dia do cume o ter feito no campo 4, ao contrário do que aconteceu com a expedição liderada pela espanhola Edurne Pasaban, que fez a descida queimando esta etapa. Em contacto via telefone-satélite com Record, João Garcia explicou: "Não se esqueçam que eu não estou aqui com sherpas e tenho muita ‘tralha' para transportar, que fui deixando nos campos intermédios." É previsível que hoje possa já ter a companhia do polaco Piotr Pustelnik. "Com ele a ajudar será mais fácil."

No campo base, anuncia-se festa de arromba. O médico espanhol que o assistiu em Saragoça, em 1999, na sequência dos problemas do Evereste, volta a estar nos Himalaias e já avisou: "João, não te esqueças que na montanha o bacalhau deve estar demolhado durante dois dias."

A expedição de João Garcia estabeleceu um recorde, por ter sido a que mais cedo atingiu o cume. Antes, a referência era o dia 21 de abril. Sem data marcada está ainda o regresso de Garcia a Portugal.

Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de João Garcia: objetivo Annapurna

Notícias

Notícias Mais Vistas

M