Record

Angola vence em basquetebol

PORTUGAL CONQUISTA A MEDALHA DE BRONZE

Com uma facilidade inesperada, conforme se atesta pelo expressivo resultado de 106-64, Angola conquistou o torneio masculino de basquetebol da 2.ª edição dos Jogos da Lusofonia, ao bater Cabo Verde na final, realizada em Almada.

Depois de na véspera terem sentido muitas dificuldades para se desembaraçar do Brasil, os angolanos, orientados pelo técnico português Luís Magalhães, precisaram apenas de 4-5 minutos para demonstrar que não iam ter problemas de maior para assegurar a medalha de ouro.

Jeff Xavier, um base de inquestionável valia, ainda começou por fazer sonhar a formação de Cabo Verde, mas Armando Costa, Olímpio Cipriano, Carlos Morais e a restante "armada" angolana não permitiram que os opositores pudessem protagonizar uma segunda surpresa. O feito da véspera - quando derrotaram Portugal na meia-final por 1 pontos (67-66) - não iria ter continuidade.

Com uma larga vantagem no "placard", a segunda parte dos angolanos foi feita em ritmo de treino, embora apostando sempre nos lances espectaculares para gáudio da imensa legião de adeptos que se deslocou a Almada. Cabo Verde, de forma digna, batalhou, mas sem hipóteses.

Portugal em terceiro

Antes da final, Portugal - em preparação para a fase adicional de qualificação para o Europeu'2009 - redimiu-se do deslize da véspera e suplantou o Brasil, no duelo pela medalha de prata, por 95-71.

Numa jornada de franca inspiração nos "tiros" longos (27-17 em triplos), Portugal resolveu o assunto logo no segundo período. Um parcial de 30-18 deixou a equipa comandada por Moncho López com 14 pontos de vantagem ao intervalo (53-39).

Carlos Andrade (20 pontos, com 7-6 em triplos em escassos 23.35 minutos) e João Santos (22 pontos e 7 ressaltos) foram os melhores jogadores em campo, embora todo o conjunto luso se tenha apresentado de forma agradável. E a vitória foi tão fácil que peças fulcrais como José Costa ou Elvis Évora limitaram-se a jogar 6 e 5 minutos...

Deixe o seu comentário
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Jogos da Lusofonia

Notícias

Notícias Mais Vistas

M