5 anos à procura da onda perfeita

5 anos à procura da onda perfeita
5 anos à procura da onda perfeita

O "The Search" é um conceito criado pela Rip Curl e baseia-se numa das traves mestras da paixão do surfista: a eterna procura pela onda perfeita. A Rip Curl assegurou junto da ASP (Associação de Surfistas Profissionais) que organiza e regula o WQS e o WT (circuito mundial de qualificação e circuito mundial com os melhores 45 surfistas, respetivamente) uma licença móvel, que permite à Rip Curl organizar uma etapa do WT em qualquer lugar do planeta com apenas um critério: a qualidade das ondas.

Outra característica que contribui para a mística desta prova é que o local é mantido secreto quase até à data de realização da mesma. A prova de Peniche, que será realizada na praia de Supertubos, marca a 5ª edição desta etapa tão especial. Mas vejamos as antecessoras:

2005: Ilha da Reunião

 O australiano Mick Fanning arrecadou o primeiro título do The Search numa final com Phil McDonald. Um triunfo duplamente saboroso para um homem que quase viu a sua carreira prematuramente encerrada o ano anterior, aos 23, por uma lesão gravíssima.

Fanning rompeu um músculo da coxa e teve de ser submetido a uma intervenção cirúrgica que inseriu um gancho de titânio na sua pélvis e o obrigou a 8 meses de fisioterapia. Uma prova da força de vontade que, eventualmente, o haveria de levar ao título mundial em 2007.

2006: México

A onda que ficou conhecida como "La Jolla" ou "A Jóia" foi a grande protagonista deste ano. Com surfistas a reclamar longos tubos de mais de 10 segundos.

Uma onda extraordinária que conquistou o top 45, e quase desconhecida até o Rip Curl Pro passar por aquelas paragens. O vencedor da etapa foi o haviano Andy Irons, tricampeão mundial e um especialista em ondas tubulares, ou não fossem os muitos quilómetros acumulados nos salões de Pipeline, no Havai natal.

2007: Chile

A nata do surf mundial foi recebida por "El Gringo", uma das ondas mais poderosas do mundo. Depois de muitas pranchas partidas e algumas pancadas feias no fundo de pedra que assegura a perfeição da perigosa onda chilena, mais uma vez Andy Irons explicou que há poucos surfistas no planeta a cruzar tubos como ele, e venceu a prova numa final com o norte-americano Damien Hobgood.

2008: Indonésia

Bruce Irons venceu em Bali mas para os portugueses, o Rip Curl Pro "The Search" de 2008 valeu pela vitória de Tiago Pires sobre Kelly Slater. Um triunfo para o então estreante "Saca" e a primeira vitória de um surfista do top 45 (perdeu em Teahupoo com o wildcard Bruno Santos) sobre o homem que acabaria por vencer o título desse ano (o seu 9º) com 6 vitórias em 13 etapas. Um feito que levou o surfista português ao 3º lugar.

Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Geral ver exemplo
Ultimas de História Notícias
Notícias Mais Vistas