Ana Catarina Nogueira: «Há margem para crescer»

Melhor jogadora portuguesa não tem dúvidas

Tem 37 anos e passou grande parte da sua vida… de raqueta na mão. Ana Catarina Nogueira, antiga campeã nacional de ténis e internacional pela Seleção da Fed Cup por um recorde de 36 vezes, é incontestavelmente a melhor jogadora portuguesa de padel de sempre e encontrou nesta modalidade um verdadeiro modo de vida.

Atualmente, ‘Nogui’ ocupa o 22º posto do ranking mundial e é a única não espanhola ou argentina entre a elite, o que lhe vale até uma alcunha bem curiosa. "Ser a única não argentina ou espanhola tem direito a levar com uma alcunha, sou a ‘Portu’, quase ninguém me trata pelo meu nome. Aliás, até a minha treinadora, Ana Rita Gomes, é também tratada por ‘Portu’. É giro porque somos bem acolhidas no circuito e há um ótimo espírito de convívio e partilha", confessou a portuense a Record.

Bem integrada entre as melhores do Mundo, ‘Portu’ acredita que pode ainda fazer mais e melhor. "Este ano queria alcançar o top 15 no ranking individual e como duplas queríamos tentar chegar ao 8º lugar. O sonho seria integrar o Masters, competição onde estão as melhores e só entram as 6 primeiras duplas", admite.

Ana Catarina admite que o ‘boom’ do padel no nosso país é positivo, embora tenha noção que a componente lúdica é ainda muito relevante. "O ‘boom’ do padel em Portugal tem vindo já a prolongar-se no tempo por isso acho que é uma modalidade que se irá consolidar-se rapidamente. É claro que a vertente lúdica e de lazer ocupa grande parte da percentagem de praticantes mas temos condições para que surjam cada vez mais jogadores de nível superior. O padel em Portugal ainda tem muita margem para crescer, sobretudo nas camadas mais jovens e na formação. Teremos de ter ainda mais anos de evolução e prática. E também mais divulgação, mais apoios, aparecer mais nos meios de comunicação social para que o público conheça este desporto."

E nada se faz sem trabalho. ‘Nogui’ admite que treina menos horas do que quando era tenista, mas o seu dia passa por uma sessão de treinos de 1 a 2 horas, 1h30 de treino físico e por vezes uma passagem pela clínica Naturalfísio, para uma sessão de fisioterapeuta com Célia Dionísio.

Por José Morgado
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Padel

Notícias

Notícias Mais Vistas