Israel Folau, de 30 anos e com 73 internacionalizações pela seleção, tem 72 horas para recorrer.
A comissão disciplinar da federação australiana de râbegui decidiu esta sexta-feira banir o jogador Israel Folau pelas suas publicações homofóbicas nas redes sociais, terminando assim com a sua carreira na Austrália e na seleção.
Os três juízes já haviam afirmado a 7 de maio que o jogador tinha cometido "uma violação de alto nível do código de conduta para jogadores profissionais a 10 de abril de 2019 nas redes sociais", e que só lhes restava decidir sobre a pena a aplicar.
Relacionadas
Israel Folau, de 30 anos e com 73 internacionalizações pela seleção, considerado de peça central para o Campeonato do Mundo que se realiza em setembro no Japão, tem 72 horas para recorrer.
Devoto membro da Assembleia de Deus e do melhor registo de ensaios do Super Rugby (campeonato que junta Austrália, Nova Zelândia, Argentina, Japão e África do Sul), Folau lançou a polémica em meados de abril depois de publicar uma mensagem na sua conta no Instagram, na qual escrevia "bêbados, homossexuais, adúlteros, mentirosos, fornicadores, ladrões, ateus, idólatras, o inferno espera por vocês. Arrependei-vos, só Jesus vos pode salvar".
O contrato de Israel já tinha sido rescindido pela federação australiana, que lhe deu duas opções: aceitar a sanção ou desafiá-la em tribunal, o que o jogador decidiu fazer.
Federação Internacional de Râguebi desqualificou seleção paraguaia por ter alinhado com um jogador inelegível
Triunfo por 42-21
Triunfo por 34-10
Final estabeleceu um novo recorde mundial de assistência em partidas de râguebi feminino, com 81.885 espectadores a esgotarem a lotação de Twickenham, a catedral do râguebi inglês
Luís Godinho (AF Évora) e Catarina Campos (AF Lisboa) foram os árbitros galardoados
Nunca uma equipa chegou à final da Libertadores depois de ter perdido a 1.ª mão das ‘meias’ por três golos
Avançado argentino foi o melhor em campo e passou a somar 31 golos na edição 2025/26 da MLS
Craques ficaram à conversa depois do Real Madrid-Juventus