Equipa portuguesa de râguebi participa em nova competição europeia de clubes

Os Lusitanos XV

Portugal vai participar numa nova competição europeia de clubes com uma equipa de jogadores portugueses dos campeonatos nacionais de râguebi, os Lusitanos XV, revelou hoje à agência Lusa o presidente da Federação, Carlos Amado da Silva.

A participação na prova será suportada por verbas da World Rugby, que concedeu à Federação Portuguesa de Râguebi (FPR) o estatuto de alto rendimento, ao qual corresponde um apoio de 100 mil libras anuais (cerca de 115 mil euros ao câmbio atual), adiantou o líder do organismo que tutela a modalidade em Portugal.

Participam na nova competição europeia apenas clubes ou franquias dos países que têm disputado o Europe Championship de seleções nos últimos anos.

Os Lusitanos XV vão enfrentar-se numa fase de grupos frente a adversários de Espanha, Bélgica e Holanda, enquanto na outra 'poule' medirão forças os conjuntos da Rússia, Roménia, Geórgia e Alemanha.

Cada país está autorizado a escolher uma equipa representante que não tem de jogar exclusivamente com jogadores selecionáveis para a sua equipa nacional, mas a FPR vai optar por utilizar apenas jogadores elegíveis para os 'lobos' e que joguem em Portugal.

Uma decisão em linha, aliás, com a anterior equipa dos Lusitanos XV, criada em 2013 para disputar a Challenge Cup [equivalente à Liga Europa, no futebol] de 2013/14.

A equipa não teve seguimento após sofrer seis derrotas noutros tantos encontros frente a Stade Français (França), Cavalieri Ptaro (Itália) e London Irish (Inglaterra).

Por Lusa
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Râguebi

Notícias

Notícias Mais Vistas