Espetáculo à vista nas areias da Figueira

Praia de Buarcos acolhe hoje e amanhã um dos maiores eventos do mundo de râguebi de praia

• Foto: DR Record

A Praia de Buarcos será palco do Portugal Figueira Beach Rugby, prova que leva à Figueira da Foz, hoje e amanhã, cerca de 850 participantes, de mais de 10 nacionalidades diferentes, distribuídos por 52 equipas.

Rui Loureiro, responsável pela organização da prova, antecipa dois dias de bons jogos de râguebi, competitividade e muita animação. "Para o primeiro dia estão marcados os jogos da fase de grupos. O ambiente é descontraído, com alguma diferença entre as equipas, o que pode potenciar o espetáculo", analisa, lembrando que para amanhã, nos jogos a eliminar, "será tudo mais intenso".

Com mais de 850 participantes, as atenções dividem-se entre as referências portuguesas, como são os casos de Pedro Leal, Adérito Esteves e Gonçalo Uva, e os grandes nomes estrangeiros da modalidade. "Os tricampeões europeus estão de regresso à praia da Figueira da Foz. Trata-se da formação Ovale Beach Rugby Marselha, que este ano se divide em duas. Penso que o jogo entre eles será de enorme expectativa", defendeu, mostrando-se, depois, otimista em relação à concretização dos objetivos deste projeto, que vai já para a sua oitava edição, e que este ano está inserido no Figueira Beach Summer Games, iniciativa que tem levado os mais variados desportos à Figueira da Foz.

"Trabalhamos para que tudo corra bem. Esperamos que o esforço que tivemos seja compensado. A satisfação das equipas é o que nos motiva. Se no domingo os participantes estiverem felizes, então nós estaremos com a sensação de dever cumprido", frisou.

Iniciativa solidária

Animação, competição e… solidariedade. O Portugal Figueira Beach Rugby deste ano tem mesmo de tudo. A recente tragédia relacionada com os incêndios fez com que a organização deste evento tenha lançado uma iniciativa de ação solidária, na qual são doados aos Bombeiros Voluntários da Figueira da Foz 50 cêntimos por cada ensaio convertido. "Não ficámos, claro, insensíveis a tudo o que se passou, e por isso lançámos esta iniciativa. Penso que será interessante ver como a equipas vão reagir a esta dinâmica, uma vez que, tal como o nome da campanha diz, cada ensaio conta mesmo. Para se ter uma ideia, no ano passado houve mais de 1.600 ensaios", sublinhou.

Por Ricardo Chambel
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Râguebi

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.

0