Seleção nacional defronta a Espanha a 3 de março no Estádio do Restelo
A seleção portuguesa de râguebi recebe a Espanha no domingo, em Lisboa, com o objetivo de "ir à final" do Rugby Europe Championship 2024 (REC24), assumiu esta sexta-feira o treinador, João Mirra, em declarações à agência Lusa.
"A partir do momento em que estamos aqui, não podemos ser hipócritas, claro que queremos assumir [o objetivo], ganhar este jogo e ir à final. Não faz sentido estar nesta fase da competição e não assumir esse objetivo", afirmou o representante da equipa técnica liderada pelo consultor da World Rugby, Daniel Hourcade.
Relacionadas
Portugal qualificou-se para as meias-finais do REC24 em primeiro lugar do Grupo B, apesar de ter sido surpreendido na Bélgica, na primeira jornada, com uma derrota por 10-6, que colocou em perigo o "primeiro objetivo, que era ficar entre os quatro primeiros classificados".
Seguiram-se triunfos sobre a Polónia (54-7), em casa, e na Roménia (49-24), que recolocaram Portugal na rota do sucesso, apesar de João Mirra reforçar a ideia de que a seleção portuguesa está "numa fase de evolução" e, apesar de já não estar "na partida desta maratona", ainda tem "muito caminho" para percorrer.
"O primeiro objetivo era estamos nos quatro primeiros, mas queremos ser uma seleção de topo e as seleções de topo não podem fugir dessa responsabilidade de querer ganhar. Não podemos dizer que ganhar ou perder é indiferente, porque não é", lembrou.
Pela frente, os lobos vão ter "uma equipa mais forte do que a Roménia", pelo que terão de ser "mais consistentes" do que nos últimos encontros, "a começar pela questão de evitar cometer erros individuais" que acabem por prejudicar o coletivo.
"Não podemos ser bons apenas durante 10, 15 ou 20 minutos, porque assim, contra seleções fortes, como a Espanha, habilitamo-nos a não controlar o jogo e o resultado pode não cair para nós", advertiu Mirra.
O quinze inicial para defrontar a seleção espanhola será divulgado hoje, a cerca de 48 horas do início do encontro.
Em 2023, as duas seleções defrontaram-se igualmente nas meias-finais do Europeu, também no Estádio do Restelo, num encontro que Portugal venceu por 27-10.
A seleção portuguesa de râguebi recebe a Espanha no domingo, em encontro das meias-finais do REC24, com início previsto para as 15h00, no Estádio do Restelo, em Lisboa, e arbitragem do francês Benoît Rousselet.
Portugal qualificou-se para as meias-finais em primeiro lugar do Grupo B, após perder na Bélgica (10-6) e vencer a Polónia (54-7), em casa, e a Roménia (49-24), em Bucareste.
Já a Espanha qualificou-se em segundo lugar do Grupo A, após vencer na Holanda (20-18), a Alemanha (27-5), em casa, e perder na Geórgia (38-3).
As finais estão previstas para 17 de março, no Estádio Jean Bouin, em Paris.
O Rugby Europe Championship é o principal torneio europeu de seleções, com exceção do torneio das Seis Nações, que é uma competição privada.
O antigo torneio das Seis Nações B, disputado por oito seleções desde 2023, disputa-se anualmente e é considerado o Campeonato da Europa da modalidade.
Portugal venceu o torneio em 2004 e sagrou-se vice-campeão no ano passado, após perder a final, em Badajoz, frente à Geórgia (38-11), seleção que domina o historial da competição com 15 títulos em 21 edições.
Federação Internacional de Râguebi desqualificou seleção paraguaia por ter alinhado com um jogador inelegível
Triunfo por 42-21
Triunfo por 34-10
Final estabeleceu um novo recorde mundial de assistência em partidas de râguebi feminino, com 81.885 espectadores a esgotarem a lotação de Twickenham, a catedral do râguebi inglês
Nunca uma equipa chegou à final da Libertadores depois de ter perdido a 1.ª mão das ‘meias’ por três golos
Luís Godinho (AF Évora) e Catarina Campos (AF Lisboa) foram os árbitros galardoados
Craques ficaram à conversa depois do Real Madrid-Juventus
Avançado argentino foi o melhor em campo e passou a somar 31 golos na edição 2025/26 da MLS