Pela primeira vitória na história numa fase final de um Mundial
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, felicitou este domingo a Seleção Nacional de râguebi pela primeira vitória na história numa fase final de um mundial, "um passo muito importante" para a afirmação daquela modalidade que abre "perspetivas para futuros êxitos".
"Aos 'Lobos', ao seu treinador e equipa técnica, e à Federação Portuguesa de Rugby, o Presidente da República agradece, em nome de Portugal e dos portugueses, pela forma como honraram o nosso País, deixando uma palavra de enorme apreço à nossa Comunidade em França e a todos os que apoiaram, desde a primeira hora, a nossa seleção. Amanhã farão ainda melhor!", pode ler-se numa nota publicada no sítio oficial da Presidência da República.
Relacionadas
Marcelo Rebelo de Sousa "felicita calorosamente a Seleção Nacional de Râguebi, ao conquistar pela primeira vez na sua história, uma vitória numa fase final de um Mundial".
"Foi um passo muito importante para a afirmação do râguebi português abrindo perspetivas para futuros êxitos", enalteceu.
O Presidente da República volta a congratular o percurso desta seleção nacional, destacando a conquista de "participantes, adeptos e simpatizantes, por todo o mundo, pela forma entusiasta, dedicada e de enorme força e querer, com que jogou contra as grandes potencias do Râguebi".
Portugal venceu hoje as Fiji por 24-23 num jogo da última jornada do Grupo C, realizado em Toulouse, que estava empatado 3-3 ao intervalo, e que se decidiu a favor da seleção lusa com os ensaios de Storti, de Francisco Fernandes e de Rodrigo Marta, já perto do fim.
Portugal, que tinha empatado com a Geórgia e perdido com País de Gales e Austrália, termina a sua participação com o quarto lugar no grupo, com seis pontos, enquanto País de Gales, primeiro com 19, e as Fiji, em segundo com 11, seguem para os quartos de final.
A Austrália acaba em terceiro, também com 11 pontos, e está fora da competição, que decorre em França, tal como a Geórgia, que ficou em quinto e último com três.
Encontro realizou-se no Estádio Nacional, em Oeiras
Portugal vencia ao intervalo, mas concedeu reviravolta na 2.ª parte
No Centro de Alto Rendimento do Jamor, em Oeiras
Federação Internacional de Râguebi desqualificou seleção paraguaia por ter alinhado com um jogador inelegível
Nikki Seey volta a 'atacar' o ex-namorado Moumi Ngamaleu, jogador do Dínamo Moscovo que foi apanhado a trair
Resultado de 3-0 foi construído apenas na 2.ª parte, já nos minutos finais
Vitinha, João Neves, Nuno Mendes, Rodrigo Mora, Deco, Luís Campos e Jorge Mendes também na corrida aos galardões
Anis Kalajdzic terá tentado tirar a própria vida logo após o homicídio, mas sem sucesso