Para poder usar esta funcionalidade deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.
Seleção vence no Restelo por 26-7 e vai defrontar Geórgia na decisão
Seguir Autor:
Uma Seleção portuguesa de râguebi sólida na defesa, disciplinada e altamente eficaz no último terço do terreno apurou-se este domingo para a final do Rugby Europe Championship, após vencer a Espanha (26-7), nas meias-finais, em Lisboa.
Dois ensaios de Rodrigo Marta (27 e 55 minutos), ambos transformados por Domingos Cabral, que somou, ainda, quatro penalidades (15, 39, 60, 71) no Estádio do Restelo, permitiram aos 'lobos' igualar o seu melhor triunfo de sempre contra os 'leones', repetindo os 19 pontos de diferença (35-16) conseguidos há 23 anos, em Coimbra.
E a seleção portuguesa só não superou esse registo devido a um breve instante de distração que permitiu ao terceira linha Alex Saleta (68) sair de uma formação ordenada, com a bola na mão, sem oposição, para somar os únicos pontos dos espanhóis já para lá de metade da segunda parte.
Um detalhe que não mancha aquela que foi, provavelmente, a exibição mais completa de Portugal desde a chegada do selecionador Simon Mannix, e logo contra o velho rival ibérico que, há um ano, afastou os 'lobos' da decisão.
A jogar contra o vento, na primeira parte, a seleção lusa esteve seguríssima a defender no seu meio-campo, não consentido qualquer brecha aos espanhóis e, mais importante, não cedendo, sequer, uma penalidade que lhes permitisse somar pontos alvejando os postes.
Além disso, sempre que foi à área de 22 metros adversária, somou pontos, em duas penalidades de Domingos Cabral (15, 39) e num ensaio de Rodrigo Marta (27), 'assistido' por Tomás Appleton, a concluir um lance em que Hugo Camacho surpreendeu a defesa contrária ao cobrar de forma rápida uma penalidade à entrada dos 22 metros.
A vencer por 13-0 ao intervalo, Portugal voltou a entrar sólido na segunda parte e, agora, com o vento a favor, já conseguia usar o temível jogo ao pé das suas linhas atrasadas para empurrar os espanhóis para o seu meio-campo.
O inevitável Rodrigo Marta (55) consolidou o seu estatuto de melhor marcador de ensaios de sempre da seleção portuguesa, ao assinar o seu 43.º toque de meta pelos 'lobos', e uma penalidade de Domingos Cabral (60) deixou a Espanha a mais de três ensaios transformados de distância no marcador (23-0).
Cabral (71) fechou as contas com uma última penalidade, já após o ensaio espanhol, para ir mantendo as distâncias, mas o triunfo já não fugia, perante uma Espanha de cabeça perdida que nunca se encontrou consigo mesma no Restelo, dando a sensação de já ter a cabeça na final, mas esquecendo-se de que, primeiro, precisava de vencer a meia-final.
Os 'leones' ainda voltaram a cruzar a linha de meta já nos descontos, mas o videoárbitro viu que Martiniano Cian tinha pisado a linha e a diferença no marcador manteve-se em 19 pontos, o que deve permitir a Portugal (16.º) ultrapassar a Espanha (15.º) na próxima atualização do ranking mundial.
A final do Rugby Europe Championship 2026 está prevista para domingo, 15 de março, no Estádio Municipal de Butarque, em Leganés, nos arredores de Madrid.
Portugal volta à decisão, dois anos depois, contra a Geórgia, o mesmo adversário contra o qual perdeu a final de há três anos, em Badajoz (38-11), e de há dois anos, em Paris (36-10), e que venceu o torneio em 17 ocasiões, oito das quais de forma consecutiva.
Jogo no Estádio do Restelo, em Lisboa.
Portugal - Espanha, 26-7.
Ao intervalo: 13-0.
Sob arbitragem do irlandês Kean Davison, as equipas alinharam:
- Portugal: Luís Lopes, Luka Begic, António Prim, Martim Bello, José Madeira, David Wallis, Nicolas Martins, José Líbano Monteiro, Hugo Camacho, Domingos Cabral, Simão Bento, Tomás Appleton, Rodrigo Marta, Vincent Pinto e Manuel Vareiro.
Jogaram ainda: Cody Thomas, Nuno Mascarenhas, Diogo Hasse Ferreira, Guilherme Costa, João Granate, Tomás Amado, Guilherme Vasconcelos e Manuel Cardoso Pinto.
Ensaios (2): Rodrigo Marta (27, 55).
Conversões (2): Domingos Cabral (28, 56).
Penalidades (4): Domingos Cabral (15, 39, 60, 71).
Treinador: Simon Mannix
- Espanha: Hugo Pirlet, Álvaro García, Jon Zabala, Matt Foulds, Ignacio Piñeiro, Alex Saleta, Manex Arcieta, Vicente Boronat, Kerman Aurrekoetxea, Lucian Richardis, Alberto Carmona, Gonzalo López Bontempo, Alvar Gimeno, Martiniano Cian e John Wessel Bell.
Jogaram ainda: Santiago Ovejero, Luca Tabarot, Joel Merkler, Imanol Urraza, Matheo Triki, Estanislao Bay, Iñaki Mateu e Alejandro Laforga
Ensaios (1): Alex Saleta (68).
Conversões (1): Lucian Richardis (68).
Treinador: Pablo Bouza
Ação disciplinar: Nada a registar.
Assistência: cerca de 4.000 espetadores.
Seleção vence no Restelo por 26-7 e vai defrontar Geórgia na decisão
Franceses podem sagrar-se bicampeões no sábado, diante da Escócia
Decisão do troféu está agendada para sábado em Coimbra
Casa do Benfica vista como uma forte alternativa ao Estádio Lusail, no Qatar
Dariusz Wójcik deu a sua versão dos factos sobre episódio com o treinador português
Avança o empresário
Central do Valadares Gaia, antecipa reencontro com leoa Carolina Santiago, com quem esteve na Seleção, e assume objetivo de impedir "grande amiga" de marcar