Portugal sagra-se campeão europeu de sub-20

Vitória sobre a Espanha (12-5) garante presença no Mundial da categoria

• Foto: João Peleteiro

Em Bucareste, uma exibição de grande nível numa final Ibérica assegurou à Seleção Sub-20 a conquista do Campeonato da Europa de sub-20, garantindo dessa forma o direito a participar, entre 25 de Agosto e 10 de Setembro, no Campeonato do Mundo da categoria, que será disputada no Uruguai.

No Estádio Arcul de Triumf, em Bucareste, a Seleção Nacional derrotou a Espanha, por 12-5, com ensaios de José Luís Cabral e Gonçalo Santos. Após uma desgastante meia-final com a anfitriã Roménia, Portugal defrontou no jogo decisivo a Espanha, que tinha demonstrado, nas partidas anteriores, em que ultrapassou sem dificuldade a Suíça (36-13) e a Rússia (37-19), ter uma equipa de grande qualidade, com muito potencial ofensivo.

No entanto, desta vez os espanhóis depararam-se com um muro quase intransponível. A partida não podia começar melhor para Portugal. Logo no segundo minuto, no primeiro ataque, os portugueses circularam bem a bola e José Luis Cabral, com uma entrada poderosa, furou a defesa espanhola e fez o primeiro ensaio da partida.

Jorge Abecassis não desperdiçou a conversão e Portugal passou a vencer, por 7-0. Assistiu-se depois a uma dura batalha entre os dois "XV". Com o domínio repartido, as investidas espanholas esbarravam sempre numa insuperável defesa portuguesa e, ao intervalo, o marcador assinalava a vantagem para Portugal.

A segunda parte começou com um jogo discutido palmo a palmo, mas aos 63 minutos, após vários minutos de pressão, em que os jogadores nacionais defenderam com muita bravura, os espanhóis conseguiram criar vantagem na linhas atrasadas e após circularam ea bola, marcaram ensaio junto à linha lateral.

Com pouco mais de 15 minutos para jogar, a final ficava empatada a 7 pontos, mas se até aí Portugal tinha sido muito competente a defender, quando foi necessário atacar a formação comandada por Luís Pissarra mostrou ter paciência e muito pulmão.

Nos últimos 10 minutos, a formação lusa instalou-se na área de 22 metros espanhola, soube ser paciente e sob enorme pressão de Portugal, os "Leones" acabaram por ceder: a um minuto do final, Gonçalo Santos fez o segundo ensaio nacional e garantiu uma merecida vitória portuguesa, por 12-5.

Com a conquista do Europeu de sub-20, Portugal vai agora disputar o Mundial, prova para a qual já se apuraram Uruguai, Japão, Hong Kong, Namíbia, Chile e Ilhas Fiji, faltando apenas decidir o nome do oitavo participante, que será uma seleção da América do Norte.

Resultados do Europeu Sub-20

Quartos-de-final
Espanha-Suíça: 36-13
Portugal-Holanda: 42-5
Rússia-Alemanha: 47-10
Roménia-Bélgica: 28-22

Meias-finais
Espanha-Rússia, 37-19
Roménia-Portugal, 16-21

Final
Portugal-Espanha: 12-7

Por João Lopes
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Râguebi

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.