Primeiro campo municipal nasce em Lisboa

Empreitada resulta de um projeto vencedor do Orçamento Participativo de 2010

• Foto: Tiago Sousa Dias

A Câmara de Lisboa assinala este sábado a colocação da primeira pedra das obras de requalificação do parque desportivo de São João de Brito, localizado na freguesia de Alvalade, onde vai nascer o primeiro campo municipal de râguebi.

Em comunicado divulgado esta sexta-feira, a autarquia indica que "a intervenção no Parque Desportivo São João de Brito tem como objetivo dotar aquela infraestrutura municipal já existente com equipamentos melhorados e atuais".

"Está, assim, previsto ali desenvolver novas valências como um campo de râguebi em relva sintética com dimensões oficiais, complementado com a possibilidade de ter dois campos de futebol de sete, utilizando as atuais bancadas", especifica a Câmara de Lisboa.

Ao mesmo tempo, os trabalhos incluem o "revestimento com relva sintética dos dois campos de futebol de cinco já existentes" e a "recuperação e reabilitação dos edifícios do complexo".

A empreitada resulta de um projeto vencedor do Orçamento Participativo de 2010 (orçado em 450 mil euros), que juntou duas propostas: uma para a requalificação do parque desportivo de S. João de Brito e outra para a criação de um campo de râguebi municipal.

Na altura, esta junção gerou contestação por parte de um dos preponentes.

Apresentado pelo então presidente da associação desportiva Boys Just Wanna Have Fun (BJWHF), Filipe Almeida Santos, um dos projetos visava a "criação de um campo de râguebi municipal na cidade de Lisboa".

A este foi associada a "requalificação do parque desportivo de São João de Brito", intervenção proposta por um representante do Clube de Rugby de São Miguel.

Falando à Lusa na altura, Filipe Almeida Santos acusou a autarquia de "desvirtuar" a sua ideia, alegando que as duas propostas tinham objetivos distintos.

O responsável explicou que, no caso do campo municipal, se pretendia disponibilizar um espaço público a preços acessíveis, enquanto o campo de São João de Brito já pertencia a um clube, podendo apenas "ser frequentado por outras pessoas em função da disponibilidade" da coletividade.

De acordo com a nota esta sexta feira divulgada, as obras ficarão a cargo da Junta de Freguesia de Alvalade, autarquia para a qual a Câmara de Lisboa delegou tais competências.

A cerimónia, que se inicia pelas 14 horas, conta com a presença do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, e do presidente da Junta de Freguesia de Alvalade, André Caldas.

Por Lusa
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Râguebi

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.