Raffaele Storti ambiciona equipa principal de râguebi do Stade Français

Internacional português de 20 anos vai representar os espoirs dos gauleses

O internacional português de râguebi Raffaele Storti vai representar a equipa de espoirs do Stade Français nas próximas três temporadas, embora alimente o "sonho e ambição" de chegar brevemente à equipa principal, admitiu esta quinta-feira à agência Lusa.

O ponta, que esta época ajudou o Técnico a conquistar o título de campeão nacional, após um jejum de 23 anos, partiu para França com o objetivo de "treinar e aprender com os melhores do mundo", mas não esconde que a equipa principal do histórico clube de Paris é um objetivo que levou na bagagem.

"Estrear-me já nesta época pela equipa principal será muito difícil, até porque ainda não conto como 'JIFF' [jogador formado localmente] e sou muito jovem. No entanto, o sonho e a ambição de alcançar esse objetivo não me fogem", atirou o jovem, de apenas 20 anos.

A limitação imposta pela Liga francesa de râguebi ao número de jogadores não oriundos da formação dos clubes pode, portanto, retardar a estreia de Storti no Top 14, mas essa é uma porta que nunca está fechada para os elementos da equipa de esperanças do clube.

"O que acontece muito no Stade Français é que alguns jogadores dos espoirs treinam com a equipa principal, podendo também jogar por eles. Vim para este clube exatamente com essa intenção, de poder treinar e aprender com os melhores do mundo", frisou.

Apesar de jovem, com apenas 20 anos, esta será já a segunda experiência internacional do ex-jogador do Técnico, após uma passagem pelo Peñarol, na Superliga Americana de Râguebi (SLAR), que terminou abruptamente em março do ano passado, devido à pandemia de covid-19.

Em declarações à Lusa, em junho desse ano, o português assumiu a vontade de voltar a tentar uma experiência fora de portas, o que acabou por se concretizar com a ajuda do atual selecionador de Portugal.

"Mal terminou o Seis Nações B [Rugby Europe Championship], no final de julho, disse ao Patrice [Lagisquet] que tinha interesse em ir para França. Apesar de já ser tarde, porque a maior parte dos clubes já tinham fechado o plantel, após verem os meus vídeos alguns mostraram interesse e ofereceram propostas", revelou Storti.

Estudante de Engenharia e Gestão Industrial, no Instituto Superior Técnico, Raffaele Storti vai, para já, concentrar-se em melhorar o seu nível de francês, mas pretende voltar aos estudos em breve.

"Uma das razões pelas quais assinei pelo Stade Français é que este clube apoia a continuação dos estudos dos jovens jogadores. O meu plano para esta época é apenas estudar francês. No entanto, nos próximos dois anos, pretendo tirar um mestrado, provavelmente em Finanças", apontou.

Storti, que deu nas vistas ao assinar sete ensaios no Europe Championship deste ano, cinco dos quais frente aos Países Baixos, foi oficialmente anunciado pelo Stade Français no final de agosto e encontra-se a treinar em Paris, com a equipa de sub-23, "há uma semana".

O campeonato francês de espoirs começa em 17 de setembro, mas o Top 14 arrancou já no último fim de semana, com o Stade Français a ser derrotado em casa, por 36-21, frente ao Racing.

Por Lusa
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

Ultimas de Râguebi

Notícias

Notícias Mais Vistas