Turma das quinas triunfa por 33-27
A seleção portuguesa de râguebi venceu hoje o Canadá, por 33-27, no Estádio Cidade de Coimbra, e somou, de forma consecutiva, a segunda vitória em três partidas na 'janela' internacional de outono da World Rugby.
Portugal igualou a partida a 16-16 em cima do intervalo, com um ensaio de Nicolas Martins, aos 40+3 minutos, a somar a três penalidades e uma transformação de Manuel Vareiro, e chegou ao triunfo, na segunda parte, com toques de meta de Guilherme Vasconcelos (43) e Rodrigo Marta (64), ambos transformados por Vareiro, que adicionou ainda outra penalidade.
Foi a segunda vitória consecutiva na 'janela' internacional de outono para os 'lobos', após o triunfo, na semana passada, contra Hong Kong (58-12) e a entrada em falso no primeiro encontro do mês, em que saíram derrotados pelo Uruguai (26-8).
Foi ainda a segunda vitória de sempre de Portugal frente aos canadianos, também consecutiva, após o triunfo (61-28) de 2021, em Lisboa, mas os canadianos têm quatro triunfos no histórico de seis encontros com a seleção lusa.
A primeira parte do jogo foi pautada pelo equilíbrio e alternância de vantagem no marcador, com Portugal (20.º classificado do ranking mundial) e Canadá (24.º) a tentarem afastar-se através dos pontapés certeiros de Manuel Vareiro e Robbie Povey, ambos com três penalidades e uma transformação.
Depois, Portugal adiantou-se com o toque de meta de Rodrigo Vasconcelos (43) e não mais perdeu a liderança do marcador, uma vez que Povey não teve a mesma pontaria que Vareiro ao tentar transformar a resposta dos canadianos (23-21).
Após o ensaio de Rodrigo Marta (64), o seu quarto nos três jogos de novembro, os 'lobos' souberam conservar a vantagem (33-24), apesar de terem jogado os últimos 10 minutos em inferioridade numérica, devido a um cartão amarelo mostrado a Vasco Baptista (70).
Nesse período, o Canadá só somou três pontos, na penalidade que resultou do lance, e terminou a ser empurrado para trás, dentro da sua área de 22 metros, apesar de alguma indisciplina da seleção portuguesa no segundo tempo.
Encontro realizou-se no Estádio Nacional, em Oeiras
Portugal vencia ao intervalo, mas concedeu reviravolta na 2.ª parte
No Centro de Alto Rendimento do Jamor, em Oeiras
Federação Internacional de Râguebi desqualificou seleção paraguaia por ter alinhado com um jogador inelegível
Nikki Seey volta a 'atacar' o ex-namorado Moumi Ngamaleu, jogador do Dínamo Moscovo que foi apanhado a trair
Antigo defesa-central contou como foi a chegada ao Real Madrid, em 2011
Avançado aproveitou ainda para elogiar Cristiano Ronaldo.
Guarda-redes português, de 37 anos, está sem clube