Seleção Nacional aposta na vitória no particular com a Namíbia

Jogo disputa-se este sábado

O selecionador de râguebi, Martim Aguiar, pretende dar continuidade ao trabalho de rejuvenescimento da seleção portuguesa com uma vitória, no sábado, no jogo particular com a Namíbia, que se realiza no Estádio Municipal de Taveiro, em Coimbra.

"Sabemos que vamos ter um teste difícil amanhã [sábado], mas que é ótimo para a nossa jovem seleção se habituar e voltar a ter estes jogos de grande qualidade, principalmente com equipas do nível da Namíbia", disse esta sexta-feira, em Coimbra, o selecionador nacional, na conferência de imprensa de apresentação da partida.

Martim Aguiar salientou a importância destes jogos: "Servem para alargarmos a base e continuarmos este trabalho com jogadores muito jovens. São estas partidas que nos fazem crescer."

Salientando que este particular é também importante para preparar os jogos do próximo ano, de fevereiro e março, Martim Aguiar realçou que, no râguebi, "não há jogos amigáveis, portanto, este é um jogo particular que conta para o 'ranking' e no qual há que emendar os erros cometidos na Roménia".

Sobre o valor do adversário, que está um lugar acima de Portugal no 'ranking' (24.º), Martim Aguiar referiu que a seleção africana vem de um apuramento para o mundial com equipas africanas, "que é um râguebi diferente, ligeiramente mais anárquico, com menos estrutura do que o europeu".

Segundo Jaime Carvalho, da Comissão de Gestão da Federação Portuguesa de Râguebi, a realização do jogo em Coimbra deve-se ao facto de a cidade estar "ligada à modalidade e de a acarinhar desde a sua existência".

O dirigente federativo salientou que vão existir várias iniciativas à volta do jogo, desde ações de formação para árbitros e treinadores, que estão a decorrer, e um convívio nacional de escolas, em que vão estar envolvidos atletas de sub-8, sub-10 e sub-12 de 18 clubes, que vai decorrer no sábado no Estádio Universitário de Coimbra.

O vereador do desporto do município de Coimbra, Carlos Cidade, lembrou que o râguebi tem "um peso muito específico na cidade, nomeadamente através da Associação Académica de Coimbra e da Agrária", realçando que o Estádio Municipal de Taveiro começa a "ser o forte do râguebi em Coimbra, que é uma opção política devidamente assumida".

"O importante, além da preparação da seleção, é que as pessoas possam assistir a um excelente espetáculo desportivo e promover também a modalidade", sublinhou.

Na conferência de imprensa de apresentação do jogo participaram ainda o selecionador e o capitão da Namíbia, Phil Davies e Darryl de La Harpe, e o jogador português Manuel Picão, atleta da Académica de Coimbra.

O jogo disputa-se no Estádio Municipal de Taveiro, a partir das 15:00 de sábado, com entrada gratuita.

Por Lusa
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Râguebi

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.