Modalidade em estreia olímpica em Los Angeles 2028
Antecipando a entrada de uma nova disciplina do Remo no programa dos Jogos Olímpicos de 2028, Portugal recebe a elite da modalidade, durante o fim-de-semana (19 e 20 de julho). A praia de Paço de Arcos, em Oeiras, será o centro nevrálgico da regata 1924 Pharoes e vai mostrar toda a dinâmica dos “Beach Sprints”. Estão presentes 187 atletas em representação de 13 seleções.
Os próximos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028 assinalam a estreia de uma nova disciplina no desporto do Remo - os Beach Sprints. Trata-se de uma autêntica revolução para a segunda maior modalidade do programa olímpico, criando uma dinâmica onde o espetáculo é parte inerente: as regatas disputam-se na praia e arrancam com os participantes a correr para os respetivos barcos. Segue-se uma prova contra relógio de apenas 500 metros navegando em slalom através de três boias. A competição termina onde começou, na linha de meta montada no areal.
Portugal está sintonizado com esta nova dinâmica e vai receber, já este fim-de-semana, 13 seleções nacionais para a disputa da regata “1924 Pharoes Beach Sprints International Trophy”. O palco escolhido foi a praia de Paço de Arcos, em Oeiras, onde será montada a pista da regata e todo o dispositivo logístico de apoio. As regatas vão ser disputadas por 187 atletas em representação das seleções nacionais de 13 países: Portugal, Espanha, Suíça, Lituânia, Chéquia, Turquia, China, Áustria, Arábia Saudita, Letónia, Itália, Peru e Noruega - com destaque para as duas equipas Campeãs do Mundo de Beach Sprints, o 1X feminino (Áustria) e o 2X masculino (Lituânia). Na praia estarão barcos individuais (1X) e de dois remadores (2X), preparados para navegar em águas agitadas.
O Presidente da Federação Portuguesa de Remo, Luís Faria, aproveitou o momento para anunciar a candidatura lusa à organização do Campeonato do Mundo de Remo de Mar (Beach Sprints), em 2027: “O nosso país tem excelentes condições para a prática desta nova disciplina e estamos confiantes das reais possibilidades de receber o Campeonato do Mundo de Remo de Mar em 2027. É um evento da maior importância, que irá decidir o apuramento das equipas para os Jogos Olímpicos de 2028”.
A competição decorre sob a égide da Federação Portuguesa de Remo e conta com o apoio da Marinha Portuguesa, assinalando os 100 anos da Direcção de Faróis.
Afonso Santos, Diogo Gonçalves, Pedro Rodrigues e Tomás Neves brilharam na República Checa
Português cumpriu os 2.000 metros da pista em 6.55,82
Dupla portuguesa cumpriu os dois da pista em 6.11,04 minutos
Alemão, de 58 anos, ruma ao futebol japonês mas para assumir funções diferentes das de... treinador
Aumenta o tom das críticas ao treinador português em Inglaterra
Fala pela primeira fez, sem tabus, do ano de 2001, quando foi afastado das Antas, para dar lugar ao treinador de Setúbal
Antigo técnico alemão diz-se bem na reforma