Afonso Santos, Diogo Gonçalves, Pedro Rodrigues e Tomás Neves brilharam na República Checa
Portugal conquistou este domingo a medalha de prata na prova de quadriscull (BM4x) dos Europeus sub-23 de remo, que decorrem em Racice, na República Checa.
Afonso Santos (Naval), Diogo Gonçalves (Clube Fluvial Portuense), Pedro Rodrigues (Naval) e Tomás Neves (Académica de Coimbra) terminaram o seu desempenho em 5.57,15 minutos, o mesmo tempo da Polónia, terceira, apenas superados pela tripulação de atletas independentes, que cortou a meta em 05.54,23.
"Este resultado posiciona o remo português na discussão das medalhas. Os atletas foram corajosos em mudar a estratégia durante a prova e conseguiram operacionalizá-la na água. É mais um passo no percurso que queremos continuar a construir", elogiou o treinador José Velhinho, à Lusa.
O quarteto luso tinha atingido a final na repescagem de tempos, apanhando a segunda e última vaga para a final de seis tripulações.
Depois de ter sido medalha de bronze no skiff (BM1x) do Campeonato do Mundo de sub-23, na Polónia, Diogo Gonçalves admitiu a "pressão para continuar a conquistar bons resultados", considerando que esta prata "mostra o elevar de nível do remo português em termos internacionais".
Já o presidente da federação, Luís Faria, destacou o "resultado espetacular" obtido em Racice, acreditando que "no futuro estes desempenhos vão ser mais regulares", agradecendo aos atletas, equipa técnica e "família do remo" pelo trabalho que têm vindo a desenvolver.
Com o fim de ciclo dos ligeiros nos Jogos Olímpicos, especialidade na qual Portugal vinha conseguindo bons desempenhos, nomeadamente no double-scull, a aposta da federação teve de mudar e o quadriscull é agora uma das prioridades para tentar devolver o remo ao maior palco do desporto internacional, em Los Angeles'2028.
Afonso Santos, Diogo Gonçalves, Pedro Rodrigues e Tomás Neves brilharam na República Checa
Português cumpriu os 2.000 metros da pista em 6.55,82
Dupla portuguesa cumpriu os dois da pista em 6.11,04 minutos
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano
Internacional dinamarquês está à procura de clube depois de ter terminado contrato com o Manchester United
Bobo Baldé, que esteve na final da Taça UEFA de 2003, entre Celtic e FC Porto, terá sido atropelado e esmurrado por pais antes de ser levado pela polícia