Teresa Bonvalot e Francisco Ordonhas venceram este domingo o Allianz Ribeira Grande Pro, a quarta e penúltima etapa da Liga MEO Surf 2024. Se no lado feminino a atleta olímpica portuguesa conseguiu assegurar o título nacional de forma antecipada, no lado masculino Francisco Ordonhas alcançou a sua primeira vitória na presente edição da primeira divisão do surf português, contribuindo ainda de forma decisiva para que as contas do título fossem adiadas para a última etapa, o Bom Petisco Peniche Pro, que se disputa de 25 a 27 de outubro, na praia dos Supertubos, em Peniche.
"Estou contente por sair daqui com o título e a vitória. Apesar de esperar que as ondas colaborassem mais na final, fiquei feliz por fazer a final com a Concha Balsemão, que conheço há muito tempo. Foram três dias de boas ondas e surf e saímos dos Açores muito felizes. Saio daqui super motivada e preparada para as provas que aí vêm, tanto no circuito Challenger Series como nos Jogos Olímpicos", vincou a nova campeã nacional de surf.
Nos masculinos, Francisco Ordonhas surpreendeu Tomás Fernandes, até então líder do ranking masculino, e deixou a decisão do título em suspenso até à última etapa da Liga MEO Surf. Enquanto isso, Guilherme Ribeiro aproveitou o deslize do anterior líder e apurou-se para as finais, uma qualificação que lhe valeu igualmente o 'assalto' à liderança do ranking masculino à entrada para a última etapa da prova.
Na final, Guilherme Ribeiro perdeu com Francisco Ordonhas que, embora por 0.35 pontos, bateu o oponente na sua primeira final na Liga MEO Surf, conquistando também o seu primeiro título. "Este era um objetivo que já tinha há algum tempo. Sinceramente, não estava muito à espera, mas estou muito contente por ter acontecido. O heat teve um início lento e decidi esperar mais por melhores ondas e manter a calma, o que deu resultado. Quando fazemos bons resultados a confiança aumenta e penso que estou a atravessar uma boa fase", disse o jovem surfista de Carcavelos, após o triunfo.
A Liga MEO Surf entra agora na pausa de verão antes de regressar à ação em outubro, em Peniche, onde Guilherme Ribeiro e Tomás Fernandes vão discutir quem será o sucessor de Joaquim Chaves como campeão nacional de surf.
Resultados do Allianz Ribeira Grande ProFinal feminina: Teresa Bonvalot 9,95 pontos vs. Concha Balsemão 7,10 pontos
Final masculina: Francisco Ordonhas 12,10 pontos vs. Guilherme Ribeiro 11,75 pontos
Allianz Triple Crown: Teresa Bonvalot e Guilherme Ribeiro
Best Wave: Halley Batista - 9,25 pontos
Bom Petisco Girls Score: Teresa Bonvalot - 15,75 pontos
Waversby Round: Halley Batista - 17 pontos
Go Chill Expression Session: Teresa Bonvalot e Joaquim Chaves
Waikiki Junior Award: Miguel Lages
Ribeira Grande Best Surfer: Peter Healion
Por Sérgio Magalhães