Guilherme Ribeiro triunfa pela 1.ª vez em Ribeira d'Ilhas e Teresa Bonvalot é cada vez mais líder do ranking feminino
Quarenta dias após espetáculo no Somersby Porto Pro, a Liga MEO Surf regressou no último fim de semana com o Allianz Ericeira Pro, a terceira etapa da primeira divisão do surf nacional. Ao contrário do habitual, a prova que se realizou na praia de Ribeira d'Ilhas contou apenas com dois dias de ação (sexta-feira e domingo), depois de sábado não ter reunido as condições ideais para a prática da modalidade.
O primeiro dia na Ericeira arrancou cedo (pelas 06h20) - e em grande estilo -, com Francisco Almeida a fixar o score máximo da ronda inaugural em 14,75 pontos. Teresa Bonvalot, que lidera o ranking feminino de forma isolada, também brilhou no primeiro dia de ação na Ericeira, com um score de 12,50 pontos.
Relacionadas
Depois do desfecho de sábado, a agenda adensou-se para domingo, com um total de 20 heats por disputar, que brindou os surfistas com muitas ondas de qualidade e viu Guilherme Ribeiro e Teresa Bonvalot saírem vencedores. "É uma emoção muito boa vencer a etapa da Ericeira pela primeira vez. Esta onda adapta-se bem ao meu estilo de surf. Infelizmente, nos últimos dois anos não consegui bons resultados aqui, mas fico muito contente por este resultado numa onda com que me identifico tanto. É uma vitória especial também por ter sido contra o Afonso Antunes. Na última vez que tivemos na final juntos, ele foi mais agressivo que eu e, desta vez, tentei também ter uma entrada mais agressiva. Foi uma final que vai ficar para sempre na minha memória", confessou o campeão nacional de 2022.
Já Teresa Bonvalot não escondeu a satisfação sentida após ter conseguido a "desforra" da final no Somersby Porto Pro, que perdeu para a Francisca Veselko: "Soube bem voltar a Ribeira d'Ilhas e vencer numa onda que é sempre um pouco complicada de ler. Mostrei consistência ao longo de todo o evento e esse é sempre um dos meus objetivos. Estou contente por ter vencido e por ter tido a oportunidade de uma desforra da final da etapa anterior. Foi um evento difícil, com dias muito longos, mas tentei recuperar da melhor forma e ir para dentro de água com o máximo de energia possível."
A Liga MEO Surf 'viaja' agora até aos Açores, para o Allianz Ribeira Grande Pro, a penúltima etapa da competição que decorre entre os dias 21 e 23 de junho e que será determinante para as contas dos campeões nacionais de 2024.
Consulte aqui as classificações gerais.
Tomás Fernandes sagra-se vice-campeão nacional, tal como Francisca Veselko em femininos
Quem fizer o melhor resultado a partir das meias-finais será o novo campeão nacional de surf
Candidatos superaram ronda inaugural e mantêm acesa a luta pelo título de campeão
A primeira chamada para o Bom Petisco Peniche Pro está marcada para as 07h30, na praia de Supertubos
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense
Bobo Baldé, que esteve na final da Taça UEFA de 2003, entre Celtic e FC Porto, terá sido atropelado e esmurrado por pais antes de ser levado pela polícia
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano
Internacional dinamarquês está à procura de clube depois de ter terminado contrato com o Manchester United