A olímpica portuguesa, de 24 anos, está a apenas uma bateria de conquistar o quinto título da carreira
O Allianz Ribeira Grande Pro, quarta e penúltima etapa da Liga MEO Surf 2024, arrancou esta sexta-feira no Areal de Santa Bárbara. O primeiro dia de competição nos Açores deixou os líderes do ranking e detentores da licra amarela 'Go Chill' mais perto de carimbarem os títulos nacionais de surf de forma antecipada, uma vez que a última etapa da competição decorre apenas em outubro, na praia dos Supertubos, em Peniche. Mesmo com um mar não muito favorável, Teresa Bonvalot e Tomás Fernandes deram mais um passo firme rumo ao grande objetivo: o título de campeões nacionais.
Na corrida ao título de campeão nacional, a conjugação de resultados é mais simples no lado feminino e favorece claramente Teresa Bonvalot. Depois de ter entrado de forma determinante na etapa açoriana, com vitória na ronda 1 e o melhor score feminino do dia (12,55 pontos), a surfista de 24 anos assegurou a passagem para a ronda 2 e está agora a apenas um heat de conquistar o título nacional, o quinto da ainda curta carreira. Em caso de vitória na ronda 2, onde terá pela frente Teresa Pereira, Núria Maganinho e Matilde Pinto, Bonvalot garante a passagem às meias-finais e, consequentemente, o título nacional.
Relacionadas
Na antevisão à etapa, na quinta-feira, Teresa Bonvalot assumiu querer dar o seu melhor, mostrando toda a sua faceta competitiva: "Qualquer prova em que faça, entro sempre com tudo, para dar o meu melhor e o máximo. Não gosto de perder nem a feijões, por isso o objetivo é sempre vencer. Vou aproveitar esta etapa também para ir a um local que gosto muito e onde tenho ótimas memórias. A última vez que fui campeã nacional, em 2022, foi, precisamente, nos Açores. Vou tentar aproveitar ao máximo estes três dias de competição, tentando colocar em prática tudo o que tenho feito até aqui. Vou colocar todo o meu surf e garra dentro de água, para elevar ao máximo o nível", disse.
No lado masculino, as contas são um pouco mais complexas, com Tomás Fernandes dependente do desempenho de Guilherme Ribeiro, o atual número 2 do ranking masculino da Liga MEO Surf. O surfista da Ericeira entrou bem na etapa em São Miguel, mas viu o vice-líder responder à altura. Como resultado tivemos o apuramento de ambos para a ronda 3, que poderá ser determinante para as contas do título nacional. No heat 2 da ronda 3, Tomás Fernandes terá pela frente Joaquim Chaves, o atual campeão nacional em título, Francisco Queimado e João Mendonça. Já na bateria seguinte será a vez de Guilherme Ribeiro medir forças com Tiago Stock, Ivo Cação e Miguel Lages.
Haverá novamente ação na praia do Areal de Santa Bárbara este sábado, com os holofotes apontados para aquilo que os dois atuais líderes dos rankings poderão fazer no mar. A chamada, essa, será marcada para as 8:30 horas locais (9:30 em Portugal continental).
Consulte aqui o quadro das classificações do Liga MEO Surf 2024.
Agenda do Allianz Ribeira Grande Pro (sujeito a alterações)
2.º dia – Sábado, 22 de junho
08:00 – Call do segundo dia de competição
15:00 – Go Chill Expression Sessions
16:00 – Corona & Somersby Sunset Party
3.º dia – Domingo, 23 de junho
08:00 – Call terceiro dia de competição
14:00 – Finais do Allianz Ribeira Grande Pro
15:00 – Cerimónia de Entrega de Prémios do Allianz Ribeira Grande Pro
Tomás Fernandes sagra-se vice-campeão nacional, tal como Francisca Veselko em femininos
Quem fizer o melhor resultado a partir das meias-finais será o novo campeão nacional de surf
Candidatos superaram ronda inaugural e mantêm acesa a luta pelo título de campeão
A primeira chamada para o Bom Petisco Peniche Pro está marcada para as 07h30, na praia de Supertubos
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense
Bobo Baldé, que esteve na final da Taça UEFA de 2003, entre Celtic e FC Porto, terá sido atropelado e esmurrado por pais antes de ser levado pela polícia
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano
Internacional dinamarquês está à procura de clube depois de ter terminado contrato com o Manchester United