Afonso Antunes garantiu, esta quinta-feira, a passagem à ronda 2 do US Open of Surfing, em Huntington Beach, numa jornada agridoce para as cores nacionais, uma vez que Frederico Morais e a líder do ranking feminino Francisca Veselko foram ambos eliminados na ronda inaugural da prova californiana.
Afonso foi o primeiro português a entrar em ação nesta que é a terceira etapa do circuito Challenger Series 2025, alcançando a segunda posição no heat 2 da ronda inaugural masculina. O jovem surfista luso somou 9,80 pontos e foi apenas superado pelo norte-americano e antigo top mundial Kolohe Andino (12,00), ficando à frente do australiano Connor Slijpen (7,97) e do australiano Tully Wilie (7,00).
Na próxima fase Antunes vai estar no heat 4, onde irá medir forças com os australianos George Pittar e Xavier Hextable e com o havaiano Eli Hanneman, sendo o único português em ação nesta fase. Isto porque Frederico Morais foi também hoje eliminado na ronda inaugural.
Kikas competiu no heat 7, onde ficou pelo terceiro lugar, com apenas 7,96 pontos. O surfista português foi superado pelo sul-africano Adin Masencamp (11,83) e pelo australiano Dakoda Walters (9,10), tendo ficado ainda à frente do sul-africano Thomas Lindhorst (5,77), que também ficou pelo caminho.
O mesmo aconteceu com Francisca Veselko na ronda inaugural feminina, que foi quarta classificada no heat 1. Veselko somou apenas 6,80 pontos, numa bateria que foi vencida pela peruana Daniella Rosas (9,03) e com a costarriquenha Leilani McGonagle (8,20) a ficar na 2.ª posição. Uma derrota que vai custar a liderança do ranking deste circuito a Kika, mas que acaba por ser um resultado que irá entrar nos descartes no final da temporada.
Na prova feminina a armada lusa conta ainda com Teresa Bonvalot e Yolanda Hopkins, que tiveram entrada direta para a ronda 2. Yolanda vai competir no heat 5 frente à australiana India Robinson, à francesa Tya Zebrowski e à havaiana Vaihitimahana Inso. Já Teresa está no heat seguinte, onde terá a companhia da brasileira Sophia Medina, da havaiana Keala Tomoda-Bannert e da norte-americana Eden Walla.
Por João Vasco NunesTricampeão mundial de surf recebeu 'wildcard' pela lesão no ombro esquerdo, que o afastou da competição em 2025
O havaiano vai regressar ao circuito da elite por convite, após um ano de pausa na carreira competitiva
Havaiana fez pausa sabática nos últimos dois anos para se dedicar à maternidade
Portuguesa venceu o Pro Taghazout Bay, em Marrocos
Guarda-redes português, de 37 anos, está sem clube
Gestifute, a empresa do português, também venceu um galardão
Antigo defesa-central contou como foi a chegada ao Real Madrid, em 2011
Nikki Seey volta a 'atacar' o ex-namorado Moumi Ngamaleu, jogador do Dínamo Moscovo que foi apanhado a trair
Treinador do Benfica foi preponderante na decisão de o médio optar por jogar pela seleção escocesa
Equipa foi reconhecida como campeã do futebol argentino através da tabela anual de pontos