O surfista português António Dantas sagrou-se este domingo campeão europeu de longboard, assegurando o título continental na etapa decisiva que decorreu na Praia do Guincho, em Cascais.
O surfista luso assegurou a vitória na última etapa do European Tour of Longboard, competição promovida pela European Surfing Federation (ESF), que decorreu desde sexta-feira, na Praia do Guincho.
António Dantas garantiu o título após um desempenho decisivo nas meias-finais, onde superou o francês Kito Guessard com uma pontuação combinada de 11,25 pontos, resultado que lhe permitiu consolidar a liderança no ranking europeu e conquistar, de forma matemática, o European Tour deste ano.
O presidente da Federação Portuguesa de Surf, Gonçalo Saldanha, afirmou que estas são conquistas "importantes para se motivar mais praticantes da modalidade", salientando que assim "fica mais fácil motivar atletas a juntarem se à tribo".
Já o selecionador nacional de longboard, e treinador de António Dantas, João Ferreira, afirma que esta vitória "é o culminar de um trabalho conjunto de dez anos e um trabalho que já vem de mais de duas décadas".
Portugal voltou a receber uma etapa do circuito europeu de longboard mais de 12 anos depois, assinalando o regresso do país ao principal panorama competitivo da modalidade.
Por LusaSurfista assegurou a vitória na última etapa do European Tour
Tricampeão mundial de surf recebeu 'wildcard' pela lesão no ombro esquerdo, que o afastou da competição em 2025
O havaiano vai regressar ao circuito da elite por convite, após um ano de pausa na carreira competitiva
Havaiana fez pausa sabática nos últimos dois anos para se dedicar à maternidade
Nikki Seey volta a 'atacar' o ex-namorado Moumi Ngamaleu, jogador do Dínamo Moscovo que foi apanhado a trair
Avançado aproveitou ainda para elogiar Cristiano Ronaldo.
Antigo defesa-central contou como foi a chegada ao Real Madrid, em 2011
Livro 'Manuel Cajuda - o (des)Treinador' é lançado este sábado em Olhão
Guarda-redes português, de 37 anos, está sem clube
Treinador do Benfica foi preponderante na decisão de o médio optar por jogar pela seleção escocesa