Tem início esta terça-feira na Costa de Caparica o Caparica Surf Fest 2025, derradeira etapa do circuito de qualificação europeu 2024/25 da World Surf League, que vai definir as últimas vagas em disputa para o circuito Challenger Series deste ano. Em prova vão estar 22 surfistas portugueses, com 13 a estarem na prova masculina, que tem um estatuto QS3000, e nove na prova feminina, que tem estatuto QS1000.
No lado masculino, Frederico Morais é o cabeça de cartaz, tendo, inclusivamente, o estatuto de primeiro cabeça-de-série. Kikas tem entrada direta para a ronda 2, tal como acontece com Guilherme Ribeiro [na foto], Afonso Antunes, Francisco Ordonhas e os wildcards locais Tiago Guerra e Francisco Queimado. De resto, Frederico e Tiago Guerra vão estar ambos em ação no heat 8, com mais dois surfistas vindos da ronda inaugural.
Já Jaime Veselko, Joaquim Chaves, João Roque Pinho, Luís Perloiro, João Mendonça, Matias Canhoto e Martim Nunes iniciam a competição na ronda inaugural, tentando garantir vaga na fase seguinte, junto dos cabeças-de-série.
Do lado feminino, as cores nacionais vão estar representadas por Maria Salgado e Camila Cardoso na ronda inaugural, enquanto Francisca Veselko, Maria Dias, Teresa Bonvalot, Constância Simões, Gabriela Dinis, Mafalda Lopes e Lua Escudeiro garantiram entrada direta para a ronda 2.
Afonso Antunes surge nesta etapa como o melhor português do ranking masculino, ocupando o 3.º posto e tendo já garantida uma vaga para as Challenger Series 2025, que se iniciam em junho e que vão servir de qualificação para o circuito mundial do próximo ano. Guilherme Ribeiro (19.º) e Francisco Ordonhas (29.º) são os portugueses que se seguem no ranking e que ainda tentam um grande resultado na Caparica que lhes permita subir ao top 10 e também assegurar vaga para a segunda divisão do surf mundial.
Do lado feminino, Kika Veselko ocupa a vice-liderança do ranking e tem a vaga garantida, enquanto Teresa Bonvalot surge no 5.º posto e também praticamente certa no circuito Challenger Series 2025.
Por João Vasco NunesCompetição de ondas gigantes da Liga Mundial de Surf só teve uma sessão
Prova vai ter início pelas 9 horas na Praia do Norte
Organização vai tomar decisão esta sexta-feira sobre a realização da prova de tow-in
Surfista acredita que o almirante é o candidato que pode "tomar o comando" e melhorar o futuro de Portugal
Avançado apontou um dos dois golos do Toluca, que conquistou o troféu só depois de um longo desempate por penáltis
O agora ex-adjunto de José Morais vai assumir a liderança do 2.º classificado dos Emirados Árabes Unidos
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Formação brasileira venceu por 2-0, com golos de Léo Pereira e Danilo
Depois de um mau arranque, o Manchester United é agora 6.º na Premier League