Portugal ficou sem representação na prova masculina do Newcastle Surfest, etapa inaugural do circuito Challenger Series, que se está a disputar na Austrália. Depois de Frederico Morais e Afonso Antunes terem conseguido superar a ronda inaugural, esta quinta-feira, foram ambos eliminados na ronda 2, despedindo-se mais cedo da prova australiana.
Afonso, de 21 anos, até esteve próximo de conseguir o passaporte para a ronda 3, mas acabou por ser superado na última onda de um dos adversários no heat 6. A fazer a estreia neste circuito, Antunes conseguiu 8,50 pontos, ficando à frente do brasileiro Edgard Groggia (8,47), que começou a temporada no circuito mundial, mas foi superado pelos 12,10 pontos do francês e campeão europeu Jorgann Couzinet e os 10,66 do japonês Keijiro Nishi.
Já Frederico Morais competiu no heat 12 e foi eliminado por uma forte concorrência, tendo terminado na quarta e última posição dessa bateria. Com um total de 10,43 pontos, o surfista português, de 33 anos, viu o triunfo sorrir ao norte-americano Nolan Rapoza, com 13,50 pontos, com o australiano Ryan Callinan a ficar-se pelos 13,47 pontos. O indonésio e campeão mundial júnior em título Bronson Meydi somou 13,17 pontos e, tal como Kikas, também foi eliminado.
A representação nacional em Newcastle fica, agora, a cargo do trio composto por Yolanda Hopkins, Teresa Bonvalot e Francisca Veselko, que ainda não fizeram a estreia na prova feminina. Todas elas conseguiram entrada direta para a ronda 2, em virtude de serem cabeças-de-série e apenas se devem estrear amanhã na prova australiana.
Por João Vasco NunesCompetição de ondas gigantes da Liga Mundial de Surf só teve uma sessão
Prova vai ter início pelas 9 horas na Praia do Norte
Organização vai tomar decisão esta sexta-feira sobre a realização da prova de tow-in
Surfista acredita que o almirante é o candidato que pode "tomar o comando" e melhorar o futuro de Portugal
Davy Klaassen inaugurou o marcador no clássico com o Feyenoord com um grande remate de fora de área
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Formação brasileira venceu por 2-0, com golos de Léo Pereira e Danilo
Belgas e holandeses também perderam
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo