A World Surf League anunciou, esta quinta-feira, os wildcards para a temporada de 2025 do World Tour, além de ter anunciado convidados especiais para algumas das etapas que resta da segunda metade da presente temporada. Entre eles, destaca-se Kelly Slater. Aos 52 anos e depois de ter sido relegado do Tour já neste mês, o 11 vezes campeão mundial vai regressar à ação nas provas de Teahupoo, no Taiti, e Cloudbreak, nas Fiji.
Além da presença de Slater nestas provas de ondas tubulares, a WSL confirmou que os brasileiros Filipe Toledo e João Chianca vão ser os wildcards do circuito masculino na próxima temporada. Chianca falhou o Tour por lesão e irá regressar à ação já na presente temporada, enquanto o bicampeão mundial em título Filipe Toledo tirou um ano sabático, embora lhe tenha sido garantida a vaga para o próximo ano.
No circuito feminino os convites foram para a norte-americana Lakey Peterson, que vai continuar a competir na segunda metade da época, depois de ter sido a primeira surfista a ficar fora do corte de meio da temporada. O outro wildcard de temporada vai para a australiana Stephanie Gilmore. A oito vezes campeã mundial também tirou um ano sabático em 2024, mas irá regressar à ação na próxima temporada.
A segunda metade da temporada do World Tour arranca no final de Maio, no Taiti, onde Carissa Moore e a local Vahine Fierro vão ter convites para a prova feminina. Seguem-se as etapas de El Salvador, Rio de Janeiro e Fiji, com o top 5 do ranking mundial masculino e feminino a seguir depois para a finalíssima de Trestles, na Califórnia, onde se definem os títulos mundiais.
Por João Vasco NunesAntepenúltima etapa das Challenger Series da Liga Mundial de Surf
Quinta etapa do circuito Challenger Series começa este sábado
Cenário para a surfista está "muito perto de ser realidade"
Na quarta etapa do circuito Challenger Series, em Ribeira d’Ilhas, Yolanda Hopkins foi 3.ª
Presidente da Federação Portuguesa de Futebol fala em "pessoas independentes" no organismo
Antigo internacional português aplaude trabalho do capitão da Seleção Nacional
Conversa com o presidente da Federação Portuguesa de Futebol foi a última do Portugal Football Summit
Senne Lammens chegou a Old Trafford como ilustre desconhecido mas já tem cântico dos adeptos
Antigo extremo do Benfica arrisca uma suspensão de até 12 jogos