_

Maria Salgado avança para os quartos de final em Marrocos

Maria Salgado
• Foto: WSL/Masurel

Maria Salgado garantiu, esta sexta-feira, a passagem aos quartos de final do QS4000 de Taghazout, em Marrocos, a derradeira etapa do circuito de qualificação europeu 2025/26. Atualmente no 4.º posto do ranking, a campeã nacional júnior e também europeia júnior, garantiu já a qualificação para o circuito Challenger Series 2026/27, onde estarão em jogo as vagas para o circuito mundial de 2027.

Após três dias de pausas, a prova marroquina regressou hoje à ação, e Maria Salgado conseguiu superar a ronda 3 feminina, onde já era a única representante portuguesa em prova. Com 10,54 pontos, a jovem surfista de Santa Cruz conseguiu o 2.º posto do heat 2, onde apenas foi superada pela britânica Alys Barton (16,66), ficando à frente da sul-africana Jessie van Niekerk (9,23) e da marroquina Lilias Tebai (8,34).

PUB

Maria Salgado vai, assim, seguir as pisadas de Teresa Bonvalot, Kika Veselko e Yolanda Hopkins, que nos últimos anos têm competido nas Challenger Series. Em 2026/27, a jovem surfista portuguesa vai juntar-se a Teresa Bonvalot, depois de Kika e Yolanda terem conseguido uma inédita qualificação para o circuito mundial de 2026.

Nos quartos-de-final, Salgado vai ter pela frente a francesa Nahia Milhau, no heat inaugural da ronda. Apesar de já ter garantido uma das quatro vagas para o circuito Challenger Series que arranca no próximo verão, a jovem surfista portuguesa, de 19 anos, ainda está na luta pela conquista do título europeu, uma vez que ainda tem o primeiro lugar do ranking na mira.

Na prova masculina a armada lusa também esteve em evidência, com quatro surfistas a conseguirem atingir a ronda 5 e somente dois a ficarem pelo caminho. Guilherme Ribeiro, atual líder do ranking, Frederico Morais, Afonso Antunes e Tomás Fernandes seguiram todos para a fase seguinte, enquanto Martim Nunes e o campeão nacional Francisco Ordonhas, que perdeu a oportunidade de subir ao top 7 do ranking e apurar-se para as Challenger Series, foram eliminados.

PUB

Na próxima fase, Guilherme Ribeiro poderá dar um passe decisivo para conquistar o título europeu, numa altura em que a qualificação para o circuito Challenger Series já é certa. Gui vai estar no heat 2 dos quartos-de-final, onde terá pela frente os bascos Markel Vizcarguenaga e Adur Amatriain e o francês Charly Quivront.

Já Frederico Morais, que está muito perto de garantir o top 7 do ranking, compete no heat 4, frente ao compatriota Afonso Antunes e aos espanhóis Conor Donegan dos Santos e Yago Dominguez. Já Tomás Fernandes, que tal como Antunes só se poderá qualificar com um triunfo em Taghazout, compete no heat 3, onde terá pela frente o neerlandês Beyrick de Vries e os espanhóis Keoni Lasa e Sean Gunning.

O período de espera do Pro Taghazout Bay decorre até domingo, dia em que deverão ser coroados os campeões da etapa, do circuito europeu e também são conhecidos todos os surfistas apurados para o circuito Challenger Series 2026/27 – quatro femininos e sete masculinos -, que arranca a 12 de julho em Ballito, na África do Sul.

PUB

Por João Vasco Nunes
Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de Surf Notícias
Notícias Mais Vistas
PUB