A etapa portuguesa do circuito mundial de surf, na Praia de Supertubos, em Peniche, que cumpre o segundo dia de espera consecutivo devido à depressão Martinho, volta a ficar sem competição na sexta-feira, anunciou a organização.
"Cancelámos o evento para amanhã, sexta-feira, 21 de março. Tivemos provavelmente a parte mais forte desta tempestade em termos de vento durante a noite, com muita destruição na área de Peniche", disse, em comunicado, Renato Hickel, comissário da Liga Mundial de Surf (WSL).
O Meo Rip Curl Pro Portugal começou no sábado e a ação prolongou-se nos três dias seguintes, porém, o agravamento das condições atmosféricas e da agitação marítima ditaram a suspensão da competição na quarta-feira e hoje, numa decisão agora estendida também para sexta-feira.
"Amanhã [sexta-feira] à tarde vamos fazer a chamada para sábado. Queremos esperar até à atualização da previsão de amanhã [sexta-feira] da Surfline, porque os ventos estão a mudar a cada 12 horas, surgindo por vezes ventos 'offshore' [terra-mar], e outras vezes ventos 'onshore' [mar-terra]. A boa notícia é que domingo mantém-se como um dia realmente bom para terminar o evento, com boa ondulação, de boa direção, e com ventos 'offshore' todo o dia", lançou o responsável.
Este cenário já tinha sido antecipado na quarta-feira à Lusa por Miguel Fortes, consultor de surf da WSL, ao prever que domingo é o dia que vai oferecer melhores condições para a competição em Supertubos.
"Já estávamos a contar com a tempestade, por isso, avançámos bastante durante os primeiros dias do campeonato. Isso colocou-nos numa boa posição para acabar a prova quando estiverem as melhores condições em Supertubos. A esta distância a previsão está boa, com o vento a rodar para norte no sábado e, no domingo, com certeza vai haver prova", avançou o especialista português.
Quando o campeonato for retomado faltam disputar os oitavos de final do quadro masculino e as 'meias' da competição feminina, que já não contam com os convidados portugueses Frederico Morais e Yolanda Hopkins, entretanto eliminados.
O período de espera da prova de elite em Portugal, terceira etapa do circuito mundial, estende-se até 25 de março, com a competição a decorrer na Praia de Supertubos, em Peniche.
Por LusaFederação Portuguesa de Surf destacou o "título histórico" para Portugal
Portuguesa ficou a somente 1 ponto da medalha de ouro em El Salvador
Afonso Antunes foi afastado ao ficar na 3.ª posição do sétimo 'heat' da quarta fase da série de repescagem
Francisca Veselko, Yolanda Hopkins, Frederico Morais e Guilherme Ribeiro
Médio português, de 24 anos, tem dupla nacionalidade
Notícia é avançada pela imprensa egípcia
Imprensa britânica avança que a decisão deverá ser tomada na próxima semana
Ex-internacional português coloca ainda a turma das quinas entre as favoritas à conquista do Mundial 2026
Avançado ex-Sporting arrecadou o troféu Gerd Müller
Treinador português reage a situação com elemento da equipa técnica e deixa a Áustria