Tem início esta terça-feira o QS4000 de Pantín, na Galiza. Esta será a terceira prova da temporada no circuito de qualificação europeu da World Surf League em 2025/26 e em prova vão estar 18 surfistas a representar Portugal, estando 12 deles na prova masculina e seis na prova feminina. O grande destaque vai para as presenças de Frederico Morais e Teresa Bonvalot.
Na prova feminina a campeã nacional Teresa Bonvalot e Mafalda Lopes são as surfistas lusas com entrada direta para a ronda 2, sendo que Maria Salgado, Constância Simões, Gabriela Dinis e Camila Cardoso entram em ação logo na ronda inaugural.
Já do lado masculino, Frederico Morais, Afonso Antunes, João Mendonça, Guilherme Ribeiro e Francisco Ordonhas fazem parte da lista de cabeças-de-série e, por isso, carimbaram entrada direta para a ronda 3 da prova espanhola.
O regressado Guilherme Fonseca e o jovem Salvador Alves iniciam a participação em Pantín pela ronda inaugural, enquanto Francisco Queimado, Martim Nunes, Joaquim Chaves, Luís Perloiro e Ido Arkin – compete esta temporada com a bandeira portuguesa devido ao impedimento por parte da WSL a que os surfistas israelitas compitam sob a bandeira de Israel - entram diretamente para a ronda 2.
Esta é a prova com mais graduação até ao momento na presente temporada do circuito de qualificação europeu, estando em jogo 4 mil pontos para os vencedores. Nas contas do ranking, Francisco Ordonhas é o melhor português, ocupando o 3.º posto no lado masculino, depois de ter sido 5.º na etapa inaugural e 3.º na segunda etapa. No lado feminino, Yolanda Hopkins, que não está presente nesta etapa, é a melhor portuguesa do ranking, ocupando o 9.º posto.
Competição de ondas gigantes da Liga Mundial de Surf só teve uma sessão
Prova vai ter início pelas 9 horas na Praia do Norte
Organização vai tomar decisão esta sexta-feira sobre a realização da prova de tow-in
Surfista acredita que o almirante é o candidato que pode "tomar o comando" e melhorar o futuro de Portugal
Avançado apontou um dos dois golos do Toluca, que conquistou o troféu só depois de um longo desempate por penáltis
O agora ex-adjunto de José Morais vai assumir a liderança do 2.º classificado dos Emirados Árabes Unidos
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Depois de um mau arranque, o Manchester United é agora 6.º na Premier League
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países